DF vive redução dos casos de dengue

dengue
Foto: Tony Oliveira

Entre janeiro e a primeira semana de setembro não houve registro de óbito relacionado a doença, de acordo com o Boletim Epidemiológico da SES-DF

O recente Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) traz uma boa notícia: os casos de dengue no DF estão em queda. Ao comparar com 2022, a redução chega a 59,4% dos registros prováveis da doença. Já os casos notificados caíram 52,7%.

Os dados apontam que até então foram notificados 36.309 casos; outros 27.023 são considerados prováveis. Mesmo com os números, o DF vai na contramão da estatística nacional, que vive uma alta da dengue.

“Em todo o país, houve um aumento nos casos de dengue, enquanto aqui tivemos uma queda significativa. A capital saiu do mapa de criticidade de casos de dengue”, destaca o subsecretário de Atenção Integral à Saúde, Maurício Fiorenza.

De 1º de janeiro e o dia 9 deste mês, não há registro de óbito pela doença e o subsecretário elogia e destaca o papel do “postinho” de saúde. “Todas as 176 UBSs [unidades básicas de saúde] contam com profissionais treinados e capacitados para o diagnóstico rápido de dengue e estão fortalecidas com salas para atender ao usuário do sistema público de saúde, evitando piora do seu quadro clínico”.

Para que o DF siga com a dengue controlada, além das ações realizadas pelos agentes públicos vale aquele lembrete: nada de água parada, aproveite para realizar uma inspeção na sua residência para verificar a presença de qualquer oportunidade para que o mosquito faça morada, esse é um grande preventivo para o período chuvoso, que deverá voltar em novembro.

*Com informações da Agência Brasília

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?