Casos 123 Milhas e Hurb e impacto no consumidor

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Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os dois recentes casos envolvendo o setor do turismo poderá impactar em mudanças para outras empresas?

O sonho de viajar parecia mais próximo com as propostas da Hurb e 123 Milhas, no entanto, as duas empresas vivem crises que compartilham pelo menos um ponto em comum.

Segundo Fernando Domingues, coordenador do Startup Lab da ESPM, ambas apostaram em uma estratégia arriscada para enfrentar os efeitos da pandemia da covid-19 no setor. “As duas apostaram em um retorno do mercado pós-pandemia muito aquecido. De fato, o turismo retornou mais movimentado, porém não o suficiente para dar o retorno esperado para essas plataformas de viagens”, diz Domingues.

A 123 milhas cancelou diversos de seus produtos previstos para o período de setembro a dezembro deste ano e justificou condições adversas do mercado. “Havia um grande expectativa de que todo o setor de turismo ia realizar ações para estimular o consumo, sobretudo das cias aéreas em baixar os preços das passagens, o que não aconteceu”, diz Domingues, que lembra que é uma característica do empreendedor apostar em algum tipo de cenário. “A Hurb e a 123 milhas tem como modelo de negócio trabalhar com preços super agressivos, apostando em um boom, só que o setor de turismo possui uma cadeia muito complexa e muito sensível aos fatores econômicos do país”, diz.

Para Karine Karam, professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM, a promessa de viagem, que não tem garantia de reserva, gera um risco para o relacionamento com o consumidor que reflete para todo o setor. “Vive-se uma frustração do cliente e faz o consumidor desconfiar. Quando uma empresa perde a credibilidade, ela transforma todo o setor. Tem todo um efeito no mercado”, diz Karam.

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