fbpx

Copa América: Brasil x Peru decidem a vaga para a final

O confronto, que reedita a final de 2019, ocorre às 20h, no estádio NIlton Santos, no Rio de Janeiro. A seleção brasileira já goleou os peruanos por 4 a 0 durante a fase de grupos do torneio

Copa América, Neymar, Brasil x Peru, seleção brasileira
Neymar em ação no jogo contra o Peru válido pela segunda rodada da Copa América. Na oportunidade, a seleção goleou os peruanos por 4 a 0 – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Brasil e Peru voltam a duelar pela Copa América, mas desta vez disputando a vaga na final. Há 18 dias atrás, ambas as seleções se enfrentaram em uma partida válida pela segunda rodada da competição. Nesta segunda-feira, às 20h (horário de Brasília), elas vão a campo novamente para decidir o primeiro finalista do torneio. O jogo é uma reedição da decisão de 2019, vencida pela seleção canarinho canarinho no Maracanã por 3 a 1.

O roteiro de 2021 tem semelhanças com o de dois anos atrás. Na época, Brasil e Peru também tinham se enfrentado na primeira fase com direito a chocolate verde-amarelo, pois os comandados de Tite aplicaram uma goleada de 5 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo. Nesta edição, os brasileiros fizeram 4 a 0 nos peruanos, no mesmo palco onde estarão frente a frente nesta segunda. Os atacantes Neymar e Richarlison, o meia Everton Ribeiro e o lateral Alex Sandro fizeram os gols que garantiram os três pontos ao Brasil.

O retrospecto da seleção contra o Peru sob o comando de Tite é animador. Em seis jogos, são cinco vitórias e apenas uma derrota para o adversário (1 a 0 em um amistoso disputado em 2019, nos Estados Unidos). Quando as equipes duelaram pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 no Catar, em outubro de 2020, os brazucas fizeram 4 a 2 jogando em Lima, ou seja, fora de casa.

“As duas equipes têm tradição de enfrentamento. Fizemos final, fase de grupos, Eliminatórias. Mas termina qualquer observação a partir daí, de prognóstico. Tudo é diferente, realidades, equipes e nível de exigência muito alto. Jogar melhor para passar, isso que queremos e o Peru também”, afirmou Tite, em entrevista coletiva.

Brasil

O técnico não confirmou quais serão os titulares para o jogo desta segunda. Entretanto, existe a certeza de dois desfalques: Alex Sandro (lesão na coxa esquerda) e Gabriel Jesus (expulso na vitória por 1 a 0 sobre o Chile, pelas quartas de final). Renan Lodi é o substituto natural na lateral esquerda. Já para a vaga do atacante, é provável a entrada do meia Lucas Paquetá, que vem fazendo uma boa Copa América e garantiu a classificação contra os chilenos com o gol marcado na última sexta-feira (2).

A provável escalação terá: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Richarlison, Neymar e Roberto Firmino.

Peru

A seleção peruana também conta com desfalques de peso, o técnico Ricardo Gareca não contará com o atacante André Carrillo, expulso no empate por 3 a 3 com o Paraguai, também na sexta passada, pelas quartas de final (a classificação veio nos pênaltis). Após estrearem sendo goleados pelo Brasil, os peruanos reagiram nos jogos seguintes da fase de grupos, batendo Colômbia (2 a 1) e Venezuela (1 a 0) e buscando o empate em 2 a 2 com o Equador.

Se mantiver a base das últimas formações, o Peru deve sair com o seguinte time titular: Pedro Gallese; Aldo Corzo, Alexander Callens, Luis Abran e Miguel Trauco; Renato Tapia, Yoshimar Yotún, Sérgio Peña e Cristian Cueva; Santiago Ormeño e Gianluca Lapadulla.

Vaga para a final

Quem se classificar hoje aguarda o vencedor do jogo entre Argentina e Colômbia que se enfrentam nesta terça-feira (6), às 22h, no Mané Garrincha, em Brasília. A grande final será no sábado (10), às 21h, no Maracanã. O Brasil mira o bicampeonato e o décimo título de Copa América da história, sendo o sexto em solo nacional.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: