fbpx

Copa América: Argentina vence Brasil após 28 anos sem títulos

A última conquista do futebol profissional até então tinha sido a Copa América de 1993. Este foi o primeiro troféu de Messi no time principal

Messi, argentina, copa américa, brasil x argentina
Lionel Messi e seus companheiros comemorando o título da Copa América 2021 – Foto: Divulgação/Conmebol

Deu Argentina! Os “hermanos” quebraram um jejum de 28 anos sem títulos pela seleção principal, o último tinha sido, coincidentemente, a Copa América de 1993, quando derrotou o México na final por 2 a 1, no Equador. No último sábado, o time capitaneado por Lionel Messi derrotou o Brasil, em pleno Maracanã, pelo placar mínimo. Di Maria foi o autor do gol que tirou os argentinos da “fila” e que deu ao país o 15º troféu na competição, igualando-se ao Uruguai como maior vencedor na história do torneio.

O jogo

O lance que definiu a partida aconteceu aos 21 minutos do primeiro tempo. De Paul fez um lançamento longo na direita para acionar Di Maria. Renan Lodi foi fazer a cobertura e parecia ter o lance sob controle, mas perdeu o tempo da bola e cortou mal. Com isso, Di Maria aproveitou o erro do lateral, entrou na área e encobriu o goleiro Ederson, que nada pôde fazer.

O jogo foi marcado por um número muito grande de faltas, 34 no total. A maioria delas marcadas sobre Neymar, o único jogador brasileiro que não se absteve do jogo ofensivamente. Porém, estava muito bem marcado e sofrendo um rodízio de faltas intenso durante a partida.

No segundo tempo, o camisa 10 chegou a dar uma assistência que deixou Richarlison na cara do gol, mas o chute do atacante foi defendido por Martínez. Minutos antes, o Pombo tinha feito um gol em posição irregular em posição ilegal.

O Brasil estava buscando mais o gol na segunda etapa, mas os jogadores não corresponderam. Tite fez uma série de substituições ofensivas para buscar o empate, como a entrada de Vinícius Jr, Firmino e Gabriel Barbosa. Na reta final da partida, Gabigol aproveitou uma sobra do levantamento pela esquerda e chutou forte, mas o goleiro Martinez colocou para escanteio.

Todo postado no ataque em busca de levar o jogo para os pênaltis, o Brasil se abriu e proporcionou o contra-ataque para o adversário. Em um deles, De Paul deu passe que costurou a zaga brasileira e deixou Messi de cara para o gol, mas o jogador perdeu a chance de matar a partida ao errar o drible em Ederson.

O lance desperdiçado acabou não fazendo falta, já que minutos depois a Argentina confirmou o triunfo e um título histórico, muito comemorado pelos atletas em campo e pelos torcedores argentinos que compareceram ao Maracanã (a prefeitura do Rio liberou a presença de 10% de público).

Messi na história

O título da Copa América 2021 foi o primeiro da carreira de Messi com a seleção principal da Argentina. Anteriormente, o craque já tinha conquistado a Copa do Mundo sub-20 e a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim.

Entretanto, o triunfo no Maracanã representou o primeiro troféu pelo país, depois de derrotas nas finais das Copas Américas de 2007, 2015 e 2016 e também na decisão da Copa do Mundo de 2014, curiosamente disputada também no estádio carioca.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?