fbpx

Copa América 2021: Catar e Austrália desistem do convite para disputar o torneio

 

Créditos: Tânia Rego/Agência Brasil

As duas Seleções terão jogos das eliminatórias asiáticas durante a Copa América

Seguindo exemplo da última edição, a Copa América 2021 também convidou outros países para participar do torneio. Contudo, devido as alterações feitas nos calendários esportivos mundiais devido a Covid-19, as seleções chamadas declinaram o convite.

Nesta terça-feira (23), as federações de Catar e Austrália publicaram notas oficiais anunciando que ambas não participarão da Copa América neste ano. O campeonato será realizado entre os dias de junho e 10 de julho na Colômbia e na Argentina.

A justificativa apresentada pela Confederação Asiática de Futebol (AFC, sigla em inglês) foi que, na última sexta-feira (19), as rodadas das eliminatórias que seriam nós dias 25 e 30 de março, foram remanejadas para serem realizadas entre os dias 31 de maio a 15 de junho. Dessa maneira, houve um choque de datas no calendário que impossibilitou a presença das seleções na Copa América.

Conforme a nota da confederação asiática, as restrições para viagens e a quarentena obrigatória em alguns países, em razão da pandemia, levaram ao adiamento dos jogos.

“Em nome da comunidade futebolística australiana, agradeço à Conmebol [Confederação Sul-Americana de Futebol] pelo convite e o contínuo diálogo ao longo do último ano. Participar de uma competição tão prestigiada e vivenciar a cultura de futebol da América do Sul seria incrível para nossos jogadores, comissão técnica e torcedores”, afirmou o chefe executivo da federação da Austrália, James Johnsson, em nota divulgada no site oficial da entidade.

Com isso, a primeira participação da seleção da Austrália na história da Copa América foi adiada. Enquanto o Catar disputaria o torneio pela segunda vez, pois esteve presente na edição de 2019, aqui no Brasil. Entretanto, os catarianos não tiveram um bom desempenho e caíram na primeira fase após empatar com o Paraguai e perder para a Colômbia e a Argentina.

O intuito desta edição da Copa América era reunir 12 seleções, sendo as dez filiadas à Conmebol e mais duas nações convidadas. O Catar estava no Grupo B, com sede na Colômbia, o mesmo do Brasil, e enfrentaria a seleção canarinho na terceira rodada, em Barranquilla. Já a Austrália foi para o Grupo A, que será disputado na Argentina. A Conmenbol ainda não se pronunciou sobre a desistência dos países da AFC.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?