fbpx

Comprovante de vacina vira passe de acesso no Rio de Janeiro

comprovante
Comprovante de vacinação contra a Covid-19 vira passe de acesso a determinados espaços no Rio de Janeiro. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

A determinação passa a valer a partir de 1º de setembro

No município do Rio de Janeiro, a partir do próximo mês, será necessário apresentar o comprovante de vacina contra a covid-19 para acessar locais determinados. Como já acontece em outros países, a medida visa incentivar a vacinação e reduzir os casos da doença.

Os locais previstos que devem pedir aos visitantes a apresentação do certificado são: academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes, estádios e vilas olímpicas. Além de espaços de atividades esportivas, o setor de entretenimento, como teatros, cinemas, salas de concerto exigirão o documento. 

A partir do próximo mês, os locais de visitação turística, como museus, parques, convenções e feiras comerciais, serão acessados apenas com o certificado de vacinação em dia.

Como vai funcionar?

A medida começa a valer a partir do dia 1º de setembro e seguirá o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, em relação às idades. Assim, quem já tiver a previsão da segunda dose, deverá ter a comprovação da vacinação completa. E aqueles que ainda não foram contemplados com a segunda dose, deverão apresentar um documento que comprove apenas a primeira.

Comprovante

O documento aceito será o emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou o comprovante disponível na plataforma Conecte SUS.

Outras exigências

Além do acesso a determinados locais, a prefeitura exigirá a apresentação do comprovante para inclusão e manutenção das pessoas no programa Cartão Família Carioca. 

Quem precisar realizar cirurgias eletivas nos serviços públicos e privados de saúde e nas unidades do Sistema Único de Saúde também deverá apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19.

*Com informações da Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?