
A determinação passa a valer a partir de 1º de setembro
No município do Rio de Janeiro, a partir do próximo mês, será necessário apresentar o comprovante de vacina contra a covid-19 para acessar locais determinados. Como já acontece em outros países, a medida visa incentivar a vacinação e reduzir os casos da doença.
Os locais previstos que devem pedir aos visitantes a apresentação do certificado são: academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, clubes, estádios e vilas olímpicas. Além de espaços de atividades esportivas, o setor de entretenimento, como teatros, cinemas, salas de concerto exigirão o documento.
A partir do próximo mês, os locais de visitação turística, como museus, parques, convenções e feiras comerciais, serão acessados apenas com o certificado de vacinação em dia.
Como vai funcionar?
A medida começa a valer a partir do dia 1º de setembro e seguirá o cronograma da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, em relação às idades. Assim, quem já tiver a previsão da segunda dose, deverá ter a comprovação da vacinação completa. E aqueles que ainda não foram contemplados com a segunda dose, deverão apresentar um documento que comprove apenas a primeira.
Comprovante
O documento aceito será o emitido pela Secretaria Municipal de Saúde ou o comprovante disponível na plataforma Conecte SUS.
Outras exigências
Além do acesso a determinados locais, a prefeitura exigirá a apresentação do comprovante para inclusão e manutenção das pessoas no programa Cartão Família Carioca.
Quem precisar realizar cirurgias eletivas nos serviços públicos e privados de saúde e nas unidades do Sistema Único de Saúde também deverá apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19.
*Com informações da Agência Brasil