Astronautas da NASA completam missão a bordo da SpaceX

missão spacex
cápsula com os astronautas da NASA é retirada da água no Golfo do México. NASA/Divulgação

Behnken e Hurley passaram 21 horas na viagem de retorno à Terra

Após 64 dias em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas americanos Bob Behnken e Doug Hurley retornaram à Terra no último domingo (2). O pouso da cápsula Crew Dragon aconteceu nas águas do Golfo do México, ao final da primeira missão tripulada da NASA em nove anos.

Behnken e Hurley decolaram da estação orbital no sábado e retornaram à Terra, na costa de Pensacola, na Flórida, às 14h28 do horário local, depois de viajar 21 horas a bordo da cápsula “Endeavor”.

Após voltarem ao nosso planeta, os astronautas foram para Houston, onde encontraram Elon Musk, CEO da SpaceX, junto de Jim Bridenstine, administrador da NASA. “Acredito que o mundo inteiro pode se orgulhar nesse momento se olhar para isso como uma conquista da humanidade”, comentou Musk.

Próxima missão

O vôo de Hurley e Behnken, apelidado de Demo-2, foi o primeiro voo tripulado do programa de voos comerciais por empresas privadas da NASA. O sucesso desta missão era o último requisito para a NASA certificar, oficialmente, a SpaceX como parceira, abrindo caminho para voos comerciais de rotina no programa Commercial Crew Services (CCS) e eliminando a dependência dos EUA dos veículos espaciais soviéticos.

Uma segunda empresa, a Boeing, que também participa do programa CCS não teve sucesso no primeiro teste, realizado em dezembro, com a cápsula não tripulada Starliner. No entanto, a empresa mantém contrato com o programa e espera refazer o voo de teste em breve.

Já a SpaceX já se prepara para suas duas próximas missões tripuladas. A Crew-1 deve decolar em setembro, e a Crew-2 deve decolar em 2021, ainda sem data prevista, ambas as missões com quatro astronautas a bordo.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?