fbpx

Nasa comunica a existência de água na Lua

A novidade de contribuir em futuras expedições

Crédito: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Nesta segunda-feira (26), um projeto conjunto da NASA e do DLR, Centro Aeroespacial Alemão, para construir e manter um observatório aéreo, chamado Observatório Estratosférico de Astronomia Infravermelha (Sofia) comunicou ao mundo sobre o descobrimento da existência de água na superfície iluminada da Lua.

As moléculas de H²O foram encontradas em uma das maiores crateras visíveis do satélite natural a partir da Terra: a cratera Clavius. Ela já havia apresentado a existência de hidrogênio na área anteriormente. Porém, a constatação de água na Lua foi um fato inédito.

A quantia de água verificada é o correspondente a 354,9 mililitros. Ou seja, o líquido poderia ser mantido numa lata de refrigerante. O fluido está compreendido em um metro cúbico de solo disperso pela superfície lunar.

“Tínhamos indicação de possibilidade da presença de H²O no lado iluminado pelo Sol da Lua. Agora sabemos onde está. Essa descoberta desafia nossa compreensão da superfície lunar e levanta questões intrigantes sobre recursos na exploração do espaço profundo”, afirmou o diretor da divisão de Astrofísica da NASA, Paul Hertz.

Quantidade do recurso

Segundo dados comparativos da NASA, o Deserto do Saara tem 100 vezes a quantidade de água detectada em solo lunar. Partindo dessa informação e da própria descoberta podemos reafirmar a veracidade da velha sentença: a água é um recurso extremamente escasso e raro na natureza.

Jacob Bleacher, chefe de Exploração Científica da NASA, ressaltou a importância do elemento para as pesquisas. “A água é um recurso precioso, tanto para propósitos científicos quanto para os nossos exploradores. Se pudermos usar o recurso na Lua, podemos levar menor quantidade [de água] e mais equipamento para ajudar em novas descobertas científicas”.

Com informações da NASA e Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?