SpaceX lança astronautas ao espaço hoje; saiba onde assistir

SpaceX
Ilustração da cápsula Crew Dragon e o foguete Falcon 9 em órbita. imagem: SpaceX/Divulgação

Lançamento será transmitido ao vivo pela internet, no Youtube da NASA ou pelo site da SpaceX.

A SpaceX, empresa de foguetes e veículos aeroespaciais do empresário Elon Musk, deve levar dois astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional (ISS) nessa quarta-feira (27). Este será o primeiro lançamento tripulado a partir de solo americano, em um foguete norte-americano (um Falcon 9) desde 2011, quando o ônibus espacial Atlantis fez sua última missão.

Desde que o Atlantis foi aposentado, todas as viagens de astronautas ao espaço, de qualquer nacionalidade, eram feitas usando foguetes e cápsulas russas do modelo Soyuz, que decola do Cazaquistão. Ou seja, além de um lançamento histórico, esta missão é de fundamental importância para os EUA, pois quebra a dependência da NASA em relação à Rússia.

Se tudo correr conforme planejado, os astronautas chegarão à ISS cerca de 19 horas depois do lançamento. Infelizmente, a pandemia de covid-19 atrapalhou os planos para uma grande celebração, e a NASA recomenda que todos acompanhem o lançamento de casa.

Como assistir ao lançamento da SpaceX

A missão tripulada, chamada Demo-2, transportará os astronautas Doug Hurley (53 anos) e Bob Behnken (49 anos), na cápsula de nome Crew Dragon, que deve decolar às 17h33 (horário de Brasília), do Centro Espacial Kennedy, na Flórida. A transmissão do evento começará um pouco antes, a NASA fará uma transmissão ao vivo pelo YouTube a partir das 13h15 (horário de Brasília), cobrindo todos os preparativos antes do lançamento. Você poderá assistir na janela abaixo:

 

A SpaceX também fará uma transmissão ao vivo em seu site (clique aqui), que deve começar por volta das 14:00. Na página da empresa também há mais informações sobre a missão, incluindo uma lista de todas as etapas antes do lançamento, durante a ascensão do foguete e até o acoplamento da cápsula à Estação Espacial Internacional.

Os Astronautas

Behnken e Hurley são colegas desde a primeira vez em que foram selecionados como astronautas em 2000. Veteranos do Programa de Ônibus Espaciais (Space Shuttle), ambos têm ampla experiência em testes e voo. Hurley, inclusive, pilotou o Atlantis em sua última viagem. Os astronautas estão em quarentena desde 13 de maio, e com precauções extras dada a pandemia de COVID-19.

“Bob e eu estamos trabalhando nesse programa há cinco anos, dia após dia”, disse Hurley. “Tem sido uma maratona de várias maneiras, e é isso o que você espera ao desenvolver um veículo espacial com tripulação humana que possa ir e vir da Estação Espacial Internacional.”

Astronauta NASA
Os astronautas Douglas Hurley e Robert Behnken. Foto: NASA/Divulgação

Hurley e Behnken não sabem quando retornarão para casa. A duração da Demo-2, originalmente prevista para uma ou duas semanas, está em aberto e será decidida pela NASA quando os astronautas estiverem a bordo da ISS. A cápsula está atualmente instalada de tal forma que pode permanecer em órbita por até 120 dias.

Uma vez a bordo da ISS, Behnken e Hurley se juntarão ao astronauta da NASA Chris Cassidy e aos cosmonautas Anatoly Ivanishin e Ivan Vagner. A dupla continuará a testar o Crew Dragon, além de realizar tarefas programadas e responsabilidades de pesquisa a bordo da ISS.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?