Se você está aguardando a segunda dose da Astrazeneca e tem data marcada até o dia 27 de outubro, já pode procurar a UBS mais próxima para completar o ciclo de imunização
No último fim de semana o Distrito Federal (DF) recebeu um novo lote da vacina Astrazeneca. Com mais doses disponíveis, hoje, veio a decisão de confirmar a antecipação para quem tem no cartão de vacina a segunda dose prevista até o dia 27 de outubro. Se esse for o seu caso, você já pode procurar uma Unidade Básica de Saúde para completar o ciclo de vacina.
Lembrando que para receber o imunizante é preciso apresentar o cartão de vacina e também um documento de identidade com foto.
O secretário de saúde do DF, general Manoel Pafiadache, aproveitou para convidar a todos a completar o ciclo vacinal. “Se você tem marcado em seu cartão de vacina a segunda dose da AstraZeneca até 27 de outubro procure hoje mesmo a UBS mais próxima e não deixe de se vacinar. É muito importante estar com a vacinação em dia”.
Os números do DF são animadores, de acordo com o governo, a cobertura vacinal está em 85,86% considerando a primeira dose aplicada na população vacinável, acima de 12 anos. O número representa mais de 2,2 milhões de pessoas. Estão com o ciclo completo mais de 1,2 milhão de pessoas, que receberam as duas doses, e mais de 57 mil receberam a vacina de dose única.
Os pontos de vacinação contra a covid-19 podem ser consultados pelo link: https://www.saude.df.gov.br/locaisdevacinacao/
Doses de Reforço
Os idosos, imunodeprimidos e profissionais de saúde têm o direito de receber a terceira dose, chamada dose de reforço contra a covid-19.
Pessoas acima de 70 anos e profissionais de saúde que tomaram a segunda dose até 31 de março já podem procurar locais para tomar a terceira dose. Já os imunudeprimidos, precisam realizar agendamento pelo site: https://vacina.saude.df.gov.br/.
Mesmo com a vacinação em dia, o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero, faz questão de lembrar que é preciso manter os cuidados, aqueles bem conhecidos, como uso de máscara, a higienização das mãos e evitar as aglomerações.
*Com informações da Agência Brasília