Com a vitória, Verstappen segue na liderança do campeonato da F1
Do jeito que o povo gosta! A temporada 2021 da Fórmula 1 quebrou a monotonia do passado e cada etapa vem trazendo dramas, ultrapassagens e emoções. A disputa pelo título não é mais exclusividade de Lewis Hamilton como foi nos quatro anos anteriores. O inglês tem um rival à altura.
No último domingo (20), o desafio foi na pista de Paul Ricard, na França, na primeira fila estavam os protagonistas da temporada: o pole position Max Verstappen e Lewis Hamilton. Na largada, o holandês perdeu o controle do carro na curva e o rival da Mercedes tomou a ponta.
Seria a vitória de número 99 de Hamilton? O roteiro de 2021 não é tão simples como já foi anteriormente. O inglês manteve a liderança até a troca de pneus, e a estratégia de box mudou a prova.
A Red Bull optou por duas trocas, era possível terminar a prova com apenas uma? Era, mas não era possível se manter competitivo com essa estratégia.
E quinze voltas para o fim, a corrida estava assim: Hamilton na ponta com Bottas em segundo, Verstappen em terceiro e Perez em quarto.
Com pneus médios e novos, Verstappen fez a diferença que tinha para Valtteri Bottas virar poeira. Hamilton questionou a equipe sobre o rival, pois ele sabia que os pneus duros não iriam aguentar uma possível disputa com o holandês.
Bottas até tentou segurar o piloto da Red Bull, mas não conseguiu. Virando mais rápido que o líder da prova naquele momento, Max Verstappen foi se aproximando de Hamilton, que até tentou manter a diferença de tempos entre eles, mas a estratégia não funcionou.
Irritado com a estratégia de uma parada só, Valtteri Bottas protestou com a equipe pelo rádio. Logo depois, o finlandes acabou fora do pódio ao ser superado por Sergio Perez.
Lá na frente, a três voltas para a bandeira quadriculada, Max Verstappen, com a asa móvel aberta, colocou de lado e superou o multicampeão Lewis Hamilton. Mais uma vitória para o holandês que se mantém na liderança do campeonato de pilotos e com o pódio de Perez, a Red Bull segue também comandando o campeonato de construtores.
Max Verstappen também foi o dono do ponto extra, ele fez a volta mais rápida da prova.
Depois da corrida, Toto Wolff, chefe da Mercedes, assumiu o erro de estratégia. “Perdemos a corrida na parada”, ele ainda destacou a briga entre os três carros, “a luta foi intensa na frente e era preciso optar entre uma parada ou duas, duas paradas era um perigo para nós porque o Perez estava no caminho. E nós erramos hoje”.
Já o chefe da Red Bull, Chris Horner, chamou a vitória de revanche do que aconteceu no GP de Barcelona.
Não queríamos estar na mesma posição que o Barcelona”, explicou Horner sobre a mudança para uma estratégia de duas paradas. “É sempre difícil sair da liderança a 21 voltas do final, mas foi o que fizemos … e deu certo.
“Obviamente Max tinha ritmo para pegar e ultrapassar os três carros da frente – foi crucial passar por Bottas rapidamente. E então foi ótimo conseguir Lewis. Foi uma pequena vingança para o Barcelona no início do ano.”
A próxima etapa da F1 acontece no entre os dias 25 e 27 de junho na Áustria.