Vergne suporta pressão nas voltas finais e vence o EPrix de Hyderebad

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Jean-Éric Vergne. Foto: Fórmula E

Único bicampeão da história da categoria, Jean-Éric Vergne volta ao degrau mais alto do pódio após 31 eprix sem vencer

Neste sábado (11) a Índia sediou pela primeira vez uma corrida do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, com o Greenko Hyderabad EPrix 2023. Os fãs indianos puderam assistir uma corrida movimentada, cheia de disputas intensas e com o retorno do único bicampeão da história da categoria ao degrau mais alto do pódio: Jean-Éric Vergne.

JEV, como é chamado o piloto francês da DS Penske, largou em segundo após ter perdido a disputa final pela Julius Baer Pole Position no treino classificatório para o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), e se manteve durante toda a prova na briga pela vitória. Nas voltas finais, teve que suportar a forte pressão de outro piloto da Nova Zelândia, Nick Cassidy (Envision Racing), mas conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro.

Com 32 anos, Vergne disputou neste sábado seu 101º eprix da carreira e conquistou sua 11ª vitória na Fórmula E. O piloto francês deu um fim a um tabu de 31 corridas sem vencer na categoria: sua última conquista havia sido a corrida 1 da rodada dupla de Roma na sétima temporada, em abril de 2021.

“Estou muito feliz com o resultado. Foi difícil, sofri um forte ataque do Cassidy nas voltas finais, mas me defendi para vencer. Todo mundo dentro da equipe trabalhou forte nos últimos dias para conseguirmos um resultado como este, e estou muito feliz que foi possível”, comentou o bicampeão da Fórmula E após o término da prova.

Nick Cassidy terminou a prova na segunda colocação, e o português Antônio Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) que completou 100 eprix disputados na carreira neste fim de semana, completou o top-3.

Como foi a prova

A largada foi sem incidentes, com o top-10 mantendo as posições e com isso, o pole position Mitch Evans se manteve a frente do pelotão, seguido por Sébastien Buemi (Envision Racing) e Sacha Fenestraz (Nissan).

Quem largou mal foi o líder do campeonato, Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), que perdeu quatro posições e caiu de 12º para 16º. Jake Dennis (Avalanche Andretti), até então o principal adversário do piloto alemão da Porsche na temporada, se manteve no 11º lugar, sua posição de largada.

Os pilotos começaram cedo a ativação de Modo Ataque, e na volta 7 tivemos a primeira troca de posições dentro do top-4. Evans ativou a potencia extra, e Buemi aproveitou a situação para ultrapassar Vergne e Evans na mesma curva e assumir a liderança. O piloto neozelandês da Jaguar caiu para quarto e alguns segundos depois, recuperou o terceiro posto

Na volta nove, foi à vez de Buemi ativar o Modo Ataque e com isso, JEV assumiu a liderança, com o piloto suíço da Envision caindo para segundo, se mantendo a frente de Mitch Evans.

Na volta seguinte, os papéis se inverteram: JEV ativou o Modo Ataque, e Buemi voltou à liderança, com o piloto francês da DS Penske ficando em segundo.

Na volta 13, a corrida da Jaguar se encerrou abruptamente: Sam Bird forçou uma ultrapassagem para cima de Fenestraz e acabou acertando em cheio a traseira do Gen3 de seu companheiro de equipe, Mitch Evans. Com a colisão entre os dois carros da mesma equipe, ambos ficaram de fora da prova, enquanto o piloto da Nissan perdeu diversas posições, preso entre os dois carros da Jaguar.

Por conta deste acidente entre os dois carros da Jaguar, quem saiu no lucro foi Jake Dennis, que de nono subiu para a quinta posição e começou a ficar próximo da liderança do campeonato mundial, já que Wehrlein seguia fora do top-10.

Na volta 15, JEV ultrapassou Buemi na reta e assumiu a ponta. Na tentativa de reagir, o piloto da Envision foi para a segunda ativação de Modo Ataque, mas se complicou e com isso caiu para o quarto lugar. Vergne também fez a ativação da potência extra e se manteve na liderança, seguido por Cassidy e Dennis

Na volta 24, Jake Hughes deixou seu NEOM McLaren escapar e bater na barreira de proteção, e com isso, foi necessária a entrada do safety car para retirar o carro do piloto britânico. Duas voltas depois, o carro de segurança saiu e foi a vez do outro piloto da McLaren, René Rast, se complicar: ele tentou forçar uma ultrapassagem na curva 1 e acabou  batendo em Dennis. Com isso, ambos abandonaram a corrida e o piloto da Andretti viu ir embora a chance de assumir a liderança do mundial.

Restando poucas voltas para o término do EPrix de Hyderabad, Cassidy partiu de vez para o ataque em cima de JEV. Pouco atrás, Oliver Rowland vinha fazendo uma boa corrida pela equipe da casa, a indiana Mahindra Racing, mas acabou forçando a barra para cima de Buemi, que defendeu a terceira posição e evitou a ultrapassagem do adversário. Quem se deu bem nesta briga pelo terceiro lugar foi Da Costa, que ganhou a quarta colocação.

Mesmo com menos energia do que Cassidy, Vergne conseguiu suportar todos os ataques do rival e venceu o EPrix de Hyderabad, seguido pelos dois carros da Envision Racing. Porém, Buemi usou mais potência do que o permitido e acabou sendo punido com o acréscimo de 17 segundos ao seu tempo final de prova, caindo do terceiro lugar para a 15ª posição. Da Costa herdou o terceiro lugar no pódio.

Para os brasileiros, foi uma corrida de altos e baixos. Sérgio Sette Câmara (NIO 333 Racing) largou em 15º e durante boa parte da prova conseguiu se manter dentro do top-10. Conforme foram acontecendo os acidentes e alguns pilotos foram obrigados a economizar energia nas voltas finais, o piloto mineiro ganhou posições e terminou em quinto, conquistando seus primeiros pontos na temporada.

Já Lucas di Grassi não teve um bom fim de semana na corrida de casa da Mahindra, sua atual equipe. Largou em 19º, chegou a entrar no top-10 e até cruzou a linha de chegada dentro da zona de pontuação, mas foi punido com o acréscimo de 5 segundos no seu tempo final de prova e com isso, ficou com o 14º lugar.

Na classificação do Mundial de Pilotos, o que parecia ser um fim de semana ruim para o líder Pascal Wehrlein, terminou triunfante, já que o piloto alemão da TAG Heuer Porsche terminou a prova em quarto e com isso, aumentou para 18 pontos a diferença para o segundo colocado, Jake Dennis. Sua equipe agora lidera com folgas o Mundial de Equipes.

A próxima etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E será no dia 25 de fevereiro, em mais um local inédito para a categoria: Cidade do Cabo, na África do Sul. Exatamente um mês antes do EPrix de São Paulo, o qual acontecerá no dia 25 de março e os ingressos já podem ser adquiridos no site eventim.com.br/artist/formulae-sp/

 

Confira abaixo o resultado final do EPrix de Hyderabad:

1º Jean-Eric Vergne/DS Penske

2º Nick Cassidy/Envision Racing

3º Antonio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche

4º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche

5º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Team

6º Oliver Rowland/Mahindra Racing

7º Norman Nato/Nissan

8º Stoffel Vandoorne/DS Penske

9º André Lotterer/Avalanche Andretti

10º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing

11º Nico Mueller/ABT Cupra

12º Sacha Fenestraz/Nissan

13º Maximilian Guenther/Maserati MSG Racing

14º Lucas di Grassi/Mahindra Racing

15º Sébastien Buemi/Envision Racing

16º Jake Dennis/Avalanche Andretti

17º René Rast/NEOM McLaren

18º Jake Hughes/NEOM McLaren

19º Sam Bird/Jaguar TCS Racing

20º Dan Ticktum/NIO 333 Racing

21º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing

22º Kelvin van der Linde/ABT Cupra

 

Classificação do Mundial de Pilotos após o EPrix de Hyderabad:

1º Pascal Wehrlein/TAG Heuer Porsche – 80 pontos

2º Jake Dennis/Avalanche Andretti – 62 pontos

3º Jean-Eric Vergne/DS Penske – 31 pontos

4º Sébastien Buemi/Envision Racing – 31 pontos

5º Nick Cassidy/Envision Racing – 28 pontos

6º Sam Bird/Jaguar TCS Racing – 28 pontos

7º Jake Hughes/NEOM McLaren – 27 pontos

8º René Rast/NEOM McLaren – 26 pontos

9º Antônio Félix da Costa/TAG Heuer Porsche – 21 pontos

10º Lucas di Grassi/Mahindra Racing – 18 pontos

11º André Lotterer/Avalanche Andretti – 16 pontos

12º Mitch Evans/Jaguar TCS Racing – 14 pontos

13º Sérgio Sette Câmara/NIO 333 Racing – 10 pontos

14º Oliver Rowland/Mahindra Racing – 8 pontos

15º Norman Nato/Nissan – 7 pontos

16º Stoffel Vandoorne/DS Penske – 5 pontos

17º Sacha Fenestraz/Nissan – 4 pontos

18º Edoardo Mortara/Maserati MSG Racing – 3 pontos

19º Dan Ticktum/NIO 333 Racing – 1 ponto

 

Classificação do Mundial de Equipes:

1º TAG Heuer Porsche – 101 pontos

2º Avalanche Andretti – 78 pontos

3º Envision Racing – 59 pontos

4º NEOM McLaren – 53 pontos

5º Jaguar TCS Racing – 42 pontos

6º DS Penske – 36 pontos

7º Mahindra Racing – 26 pontos

8º NIO 333 Racing – 11 pontos

9º Nissan –11 pontos

10º Maserati MSG Racing – 3 pontos

11º ABT Cupra – 0 ponto

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