fbpx

Taxa de ocupação em leitos covid-19 cai no país

leitos
Leito de UTI Covid no Pará. Foto: Marco Santos / Ag. Pará/Fotos Públicas

A rede hospitalar vive momento de alívio com a redução da taxa de ocupação dos leitos para pacientes com covid-19

O Brasil registrou nesta semana uma redução do índice de ocupação em leitos de UTI e de enfermarias para pacientes com Covid-19. Pela primeira vez, desde novembro de 2020, a taxa de ocupação, em todos os estados, está menor que 80%.

De acordo com os dados disponibilizados pelas Secretarias Estaduais de Saúde, apenas quatro estados estão na chamada zona intermediária, com ocupação entre 60% e 79%.

Os números indicam que a rede hospitalar passa por um momento de alívio e o registro de casos graves ou gravíssimos também caíram. E com isso, os hospitais podem voltar a realizar cirurgias.

O Ministério da Saúde entende que o momento só foi possível com o avanço da vacinação no país. Até então, mais de 108 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose e 29% do público-alvo já completou a imunização, com as duas doses ou a dose única.

Outro dado comemorado pela pasta é a redução da média móvel de mortes no país. O número está abaixo de mil. Na última terça-feira, o índice foi de 924,1 óbitos, o menor número médio de mortes diárias desde o dia 15 de janeiro.

Neste ano, o governo federal autorizou 25.871 leitos UTI Covid em todo o país. O investimento para os novos leitos foi de R$ 4,7 bilhões.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?