Santos recebe app que vai ajudar no combate à covid-19

santos
O GHM já está disponível gratuitamente para todos os usuários de Android e IOS. Foto: divulgação

A ferramenta, utilizada em Araraquara (SP), será um aliada no combate à covid-19 também em Santos

Os santistas ganharam nesta semana um aliado tecnológico para enfrentar o coronavírus. Em parceria com infectologistas do Instituto Butantan, a Prefeitura Municipal de Santos apresentou o aplicativo Global Health Monitor (GHM)

Com a ferramenta gratuita será possível identificar áreas da cidade com alto índice de contaminação do vírus. A segunda fase do projeto, que deverá acontecer no próximo mês, prevê a disponibilização de informações em tempo real sobre leitos UTIs disponíveis, e também, os usuários poderão saber como está a movimentação nas unidades de saúde, responsáveis pela vacinação contra a covid-19.

O GHM utiliza o rastreamento de contatos por geoprocessamento e como explica o CEO da ferramenta, Henrique Mendes, “o funcionamento se dá pelo smartphone, por geolocalização, com uso de dados bem similar aos aplicativos de rotas de trânsito, sem nenhuma exposição do usuário”.

A informação se mostra a grande aliada no combate ao coronavírus. Com o app, o santista poderá saber mais sobre a covid-19, os pontos de vacinação e como está a situação nos hospitais. Hoje, Santos já tem mais de 38 mil casos confirmados da doença e a taxa de ocupação dos leitos de UTIs está próxima de 90%.

O aplicativo ainda tem a funcionalidade de indicar quais são as áreas de risco da cidade e ainda ajuda o usuário a monitorar possíveis sintomas. “O time de infectologistas do Butantan participou e validou o algoritmo na seção de autoavaliação do usuário, o que faz com que o monitoramento seja o mais certeiro possível”, afirma Victor Rangel, CMO da empresa.

Rangel acredita que a autoavaliação é uma funcionalidade importante e recomenda que as pessoas preencham diariamente, assim, o monitoramento se tornará ainda mais eficaz.

O GHM já é utilizado em outra cidade do Estado de São Paulo, em Araraquara, que após a implementação de medidas restritivas vem apresentando uma redução no número de mortes pela covid-19.

A ferramenta já está disponível para uso da população em Santos. Eles ainda terão uma ajuda especial, a assistente virtual Tainá (imagem à esquerda), que foi cedida pelo Butantan. Ela ajuda o usuário com informações complementares, além de falar sobre medidas de combate ao vírus.

Além do Instituto Butantan e da Prefeitura Municipal de Santos são parceiros ou apoiadores do Global Health Monitor o Município de Araraquara, o CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações), a Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o programa Startup With IBM (da IBM), a HiLab (Health Tec de Curitiba), EZOK e a Ninho Digital.

Como baixar o Aplicativo?

Saiba como baixar e usar o app GHM:

  • Faça o download do aplicativo Global Health Monitor (GHM) no site da empresa (https://ghm.world/#download) ou pelas lojas on-line Apple ou do Google no seu smartphone;
  • Clique no botão “Criar minha conta” para iniciar o cadastro;
  • Leia e aceite os termos de uso, clicando em “Continuar”;
  • Informe seus dados ou cadastre-se usando uma rede social;
  • Abra seu e-mail (o mesmo que incluiu no cadastro) para acessar o código de ativação;
  • Conclua seu cadastro informando os dados solicitados;
  • Finalize e clique em “Começar a usar”;
  • Faça a autoavaliação diariamente.
Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?