fbpx

Recomendação médica: consumir frutas diariamente diminui o risco de câncer e outras doenças

Pitayas
Abacate, pitaya e banana são frutas indispensáveis na sua fruteira. Foto: Imagem de Matheus Henrique azideiadele por Pixabay

Segundo Dr. Durval Ribas Filho, frutas com cores intensas como as variações de pitayas são as mais nutritivas

Pitayas
Dr. Durval Ribas Filho. Foto: ClickDois

Que comer frutas faz bem à saúde todo mundo já sabe. Mas sempre é importante ressaltar que a ciência prova isso o tempo todo.

Conversamos com o médico nutrólogo Dr. Durval Ribas Filho, que além de presidente da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia), é professor da Pós-graduação de Nutrologia no Hospital do Servidor Público de São Paulo e atende na Clínica Ribas, na cidade de Catanduva-SP.

Ele nos relatou algumas pesquisas e desmistificou alguns mitos sobre o consumo destes deliciosos alimentos. Confira!

Algumas evidências comprovadas cientificamente 

  •  Ingerir 03 porções de 100 gr de fruta cada por dia, reduz em 15% a mortalidade por câncer. (Trabalho publicado em 2016);
  • As pessoas que ingerem frutas diariamente tem a redução de 04 milímetros de mercúrio por dia,  a glicemia diminui em  09 miligramas por  mililitros e  a diabetes é reduzida em 12%. (Trabalho também divulgado  em 2016 realizado na  China com 3.2 milhões de pessoas  durante o período de 07 anos);
  • Cada porção de frutas, verduras, e legumes ingerida diariamente reduz em 5% da taxa de mortalidade cardiovascular. ( Meta análise  divulgada em 2014 que reuniu 16 estudos com o total de 833 mil pessoas);
  • O consumo de 100 gr de fruta por dia, reduz em  22% a mortalidade por câncer. (Estudo divulgado em 2013);

Como pode ser constatado, “quando se fala de frutas, verduras e legumes as evidencias provam que é bom sempre!” Afirma Dr. Ribas

 

Mas afinal, tem hora certa para o consumo de frutas? 

“Definitivamente, não! Não existe embasamento científico quanto ao horário de ingestão das frutas, todos os alimentos quando ingeridos caem no estomago como uma sopa, um caldo. Elas se misturam e no duodeno são absorvidas.  Não faz diferença na absorção das vitaminas, minerais e fibras pelo horário.  O nosso organismo se adequou ao longo do tempo.”

O médico também afirma que não faz diferença  se consumir frutas em jejum  ou acompanhada de outros alimentos.

Qual a melhor forma de se consumir as frutas? 

” A fruta in natura é sempre muito melhor. Ao comer a fruta, você está  ingerindo uma grande quantidade de fibras e o processo mastigatório já interfere no processo de saciedade da fome e ajuda também na absorção dos nutrientes. O suco é menos interessante do que a fruta, além do mais alguns sucos como os de laranja, de melancia e de abacaxi possuem o índice glicêmico muito alto. O que significa que ao se beber o suco, o índice de carboidrato pode aumentar.”

Dr. Ribas também destacou que o ideal é consumir diversas frutas ao mesmo tempo, misturando as cores, pois elas indicam os diferentes nutrientes presentes na sua composição. “Os compostos bioativos funcionais são muito maiores quando se ingere vários tipos de frutas ao mesmo tempo”, explica.

 

E as Super Frutas? Elas existem? 

“Com certeza, e são fáceis de identificar. Elas possuem a coloração mais forte: amarelo mais forte, verde mais forte, vermelho mais forte, nelas os antioxidantes são mais intensos, mais robusto e mais fortes. Elas possuem mais  compostos bioativos individuais e possuem mais antioxidantes. Como exemplo podemos citar as Pitayas que além de muito hidratante, por ter bastante água elas carregam uma quantidade expressiva de ômegas, têm muita proteína, gordura boa, vitamina c, cálcio e fósforo, por isso elas têm um enorme efeito protetor contra o câncer e protegem o sistema cardiovascular. O Abacate também é fantástico, um abacate por dia protege de acidentes vasculares e melhora o perfil lipídico das pessoas.”

 

Conheça 10 super frutas que são aliadas da sua saúde:

Pitayas

1. Pitayas

São muito ricas em antioxidantes, fibras e ômegas. É poderosa para manter a sua imunidade alta, por ser rica em vitaminas C e E. Comer 150 gr de Pitayas ao dia previne câncer, acidentes cardiovasculares e diabetes.

2. Abacate

Rico em Vitamina E, ele é uma excelente opção para quem sofre com doenças cardiovasculares ou precisa reforçar o sistema imunológico. O abacate é rico em gordura  monoinsaturada, responsável por elevar o colesterol bom em nosso organismo. Ele também ajuda a saciar a fome e estimula a cicatrização.

3. Banana

Apesar de ser uma fruta calórica, ela é fonte de vitaminas do complexo B e C. A banana previne cãibras, controla a pressão arterial, auxilia na digestão e acalma o sistema nervoso. Ela também é rica em triptofano, um elemento que aumenta os níveis de serotonina e diminui a vontade de comer doces.

4. Uva

A fruta contém flavonoides, um poderoso antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e combate os radicais livres e o mau colesterol. O bagaço da fruta contém resveratrol, um elemento que atua reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

5. Maçã

A fruta possui alto teor de vitaminas B1, B2, niacina e sais minerais, como fósforo e ferro. Ela também é fonte de potássio, ela elimina o sódio e o excesso de água no corpo. Por ser rica em pectina, a maçã ajuda a manter os níveis de colesterol equilibrados na corrente sanguínea. Este elemento também dificulta a absorção das gorduras e glicose.

6. Melancia

Hidratante, com mais de 80% de água em sua composição, a melancia também é um dos alimentos mais ricos em vitaminas do complexo A e B, sendo boa para o coração, olhos, rins e músculos. A fruta também é desintoxicante, limpando tanto o intestino, como o estômago.

7. Laranja

Além de ser rica em vitamina C, a laranja fortalece o sistema imunológico, combate o colesterol ruim, controla a pressão arterial, previne gripes e infecções, estimula o sistema circulatório e corrige a acidez excessiva do organismo.

8. Melão

Fonte de vitamina C, A e B6, além de potássio, niacina, fibra dietética e ácido fólico. É muito nutritivo e ajuda a estabilizar a pressão arterial, elimina toxinas do organismo, melhora a visão, combate a insônia e evita a desidratação.

9. Morango

Por ser fonte de antioxidantes, o morango combate os radicais livres em nosso organismo e retarda o envelhecimento. A fruta também contém antocianinas, um elemento poderoso que cuida da saúde do coração. Além disso, ela é pouco calórica, possui cerca de 4 kcal por unidade.

10. Abacaxi

Contendo alto teor de bromelinas, a fruta ajuda na digestão, em especial das proteínas. O abacaxi também é diurético e tem um enorme efeito cicatrizante.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?