Aumente a sua imunidade com alimentos de verdade

 

 

não é hora de fazer dietas
Foto: Nerfee Mirandilla no Pexels

Em entrevista exclusiva para o Portal Contexto, Dr. Edson Credidio foi categórico: não é hora de fazer dietas da moda!

 

Dr. Edson Credididio. não é hora de fazer dietas
Dr. Edson Credidio. Foto: arquivo pessoal.

Desde a chegada do Covid-19 no país, não se fala em outra coisa.

A parte mal intencionada do mercado se aproveita do medo das pessoas, oferecendo soluções milagrosas.

Fuja destas tentações e consuma comida de verdade!

Para tirar de uma vez por todas as dúvidas, o Portal Contexto conversou com Dr Edson Credidio, médico nutrólogo, Doutor em ciência dos alimentos pela Unicamp e autor com 17 livros publicados.

Segundo o especialista, a alimentação ideal deve ser diversificada. “A não ser que a pessoa tenha alguma alergia ou restrição que afete a saúde, é que algum alimento ou grupo de alimento deve ser retirado”, pondera.

Para que as pessoas se mantenham saudáveis, Dr. Credidio alerta que no momento atual de pandemia, elas não devem privar o corpo da ingestão de nenhum grupo alimentar, pois destaca que precisamos ingerir 135 nutrientes por dia.

Ele também orienta que busquemos todos os nutrientes em suas fontes naturais, ou seja, diretamente pelos alimentos que os fornecem.

“A natureza é sábia, quando ingerimos as vitaminas e minerais de forma  natural, como nas frutas, existe um sinergismo, uma  substância equilibra a outra”, destaca Dr.Credidio.

não é hora de fazer dietas
Foto: Kasumi Loffler no Pexels

Outro  exemplo citado pelo médico é a necessidade da ingestão do cálcio.

“O melhor cálcio bio disponível que existe na natureza é o leite. Nós precisamos de três porções de leite ou derivados por dia para não precisar tomar suplemento de cálcio.”

Uma porção de lácteos equivale  a um copo de leite, ou um copo de iogurte ou uma fatia de 30 gramas de queijo.

Consuma pequenas porções de cada grupo:

Energéticos: Massa, pães , arroz e cereais;

Reguladores: frutas, legumes e verduras;

Construtores: carnes,  ovos, leguminosas, oleaginosas, leite e seus derivados;

Para o médico e pesquisador, seguir as “dietas da moda”, nunca é bom, mas neste momento, se torna ainda mais perigoso.

“As dietas da moda geralmente sacrificam um dos grupos citados. Por exemplo,  se você corta o carboidrato que é substrato do cérebro, você acaba causando a Gliconeogênese no fígado, que traz alguns problemas para a saúde, e consequentemente, abaixam a imunidade”. Enfatiza.

 

Voltemos a comer como os nossos avós

Dr.Credidio recomenda que a  gente volte a consumir a comida típica brasileira da vovó: arroz, feijão, carne (ou ovo)  e salada no almoço e no jantar. “É uma opção rica em nutrientes, de excelente custo benefício.

Ele destaca ainda que é preciso que se pare de condenar certos tipos de alimentos. “Criminalizar alimentos é um absurdo, todos os alimentos trazem benefícios”.

“Eu costumo dizer que o homem é o único animal que toma leite depois de adulto, por ser o único que sabe comprar, os laticínios de forma geral trazem inúmeros benefícios para a saúde”.

No Brasil, tanto o setor lácteo quanto os demais, têm primado pela boa qualidade de seus produtos.

Consuma produtos fiscalizados por órgãos oficiais sejam federais, estaduais ou municipais.

Para garantir a qualidade dos alimentos ingeridos, o especialista sugere que a população pesquise sobre a origem dos produtos que consomem.

 

Abacate: o grande aliado da imunidade!

não é hora de fazer dietas
Imagem de Pexels por Pixabay

Dr. Credidio fez uma pesquisa com 200 voluntários onde para a metade era oferecida a fruta e pra outra metade não era oferecida diariamente.

Ao final da pesquisa, dentre os voluntários que consumiram o abacate  98% tiveram um aumento considerável do seu HDL e diminuição do colestrol total.

“O abacate, tem além de proteína, vitaminas e minerais, possui cinco omegas:  03, 06, 07 e 09 e 11. Nem a linhaça tem tanto antioxidantes assim.” Comemora.

O próprio médico consome a fruta todos os dias. “O meu café da manhã rotineiro é abacate picado com iogurte natural e mel”. Conclui o especialista que encerra  a entrevista dizendo que a melhores lojas de suplementos são os mercados de hortifrútis.

Nós preparamos um Guia para te ajudar a se proteger do coronavírus. Se você quiser acessá-lo clique aqui!

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?