fbpx

Lácteos e Vegetais: uma combinação saudável e saborosa na sua mesa

leite

Confira receitas saborosas que contam com lácteos e vegetais

A saúde começa pela boca. Certamente você já ouviu essa frase, e ela reforça que os alimentos são aliados importantes para manter o funcionamento adequado do corpo. Entre as diversas possibilidades de nutrição, estão dois ingredientes bem conhecidos que além de fazer bem, são deliciosos: os lácteos e os vegetais.

O leite, e seus derivados, como queijos, manteiga, proteína de soro de leite, proteínas do leite, creme de leite e outros que quando combinados com vegetais resultam em inúmeras possibilidades de preparações na cozinha. Pratos deliciosos e equilibrados contam com essa dupla. Mel Schulthais, gastróloga e especializada em nutrição em alto rendimento, ainda lembra que “a união desses dois alimentos é capaz de suprir de maneira eficaz a nutrição para o corpo. Pois contém todos os itens necessários para a manutenção e bom funcionamento vital”.

A especialista lembra que os vegetais representam uma fonte importante de minerais e vitaminas, e podem auxiliar o organismo a se manter longe de doenças, como as do coração e de cânceres.

Com relação ao leite e seus derivados, Mel destaca que nele está uma das principais fontes de cálcio, além das vitaminas, proteínas de alta qualidade, fonte de potássio, magnésio e fósforo. “O consumo adequado de cálcio durante a vida constitui pré-requisito para a saúde dos ossos e dentes. O cálcio é necessário para o desenvolvimento ósseo durante o crescimento e para a manutenção da integridade do esqueleto durante toda a vida adulta.”

Então que tal aproveitar os benefícios destes dois alimentos? 

Confira a seleção do Contexto e Terra Viva com receitas saborosas e sugestões para todas as horas do dia.

Bolinha de Frango

Camila Manzolini Padilha. Foto: divulgação

Camila Manzolini Padilha, nutricionista clínica com atuação em medicina preventiva, lembra que “a alimentação baseada em industrializados, refrigerantes, fast-food, pode comprometer a imunidade e contribuir com o desenvolvimento de doenças crônicas. A dica é: descasque mais e desembale menos”.

E ela nos ensina uma receita muito saborosa, perfeita para a hora do lanche ou até como entrada do almoço ou jantar: bolinha de frango.

Vamos aprender a fazer?

Ingredientes

400 gramas de frango desfiado
200 gramas de requeijão ou coalhada seca
100 gramas de queijo mussarela ou prato ralado
100 gramas de gergelim

Modo de preparo

Misture o frango desfiado, o requeijão (ou coalhada) e o queijo. Com a ajuda de uma colher modele em bolinhas e passe no gergelim. Asse em forno pré-aquecido ou em fritadeira elétrica.

Pão de Milho

Pão de Milho do Forninho. Foto: divulgação

Ele pode estar na mesa para o café da manhã ou para aquele lanche da tarde, saboroso, o Pão de Milho faz muito sucesso como nos conta Cinthia Leite, do Forninho di Casa.

E ela nos ensina a fazer essa delícia. Mas quem estiver em Brasília e preferir, pode entrar em contato com o Forninho e fazer a sua reserva, para mais informações fale com o time do Forninho pelo whatsapp.

Ingredientes

2 espigas milho cozido
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de fubá mimoso
2 ovos
10g fermento biológico seco
2 xícaras de leite morno
4 colheres(sopa) de açúcar
1 colher  (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de manteiga

Modo de preparo

Em um recipiente peneire a farinha de trigo e o fubá. Acrescente o fermento biológico seco e misture. Reserve. Em um liquidificador bata os ovos, o milho, o açúcar, o óleo e o leite. Bata por aproximadamente 4 minutos.

Transfira o líquido para o recipiente com farinha e misture com uma colher até perceber que a massa estiver consistente. Transfira a massa para uma mesa ou bancada enfarinhada e sove a massa por 10 minutos.

Deixe descansar por 40 minutos. Pré-aqueça o forno por 10 minutos a 180o graus.

Divida a massa em 2(duas). Abra a massa com um rolo no formato retangular. Enrole como um rocambole e coloque em uma forma untada com manteiga e farinha. Deixe crescer por 20 minutos.

Pincele a massa com leite ou água. Peneire fubá por cima dos pães. Leve para assar por 40 minutos. Retire da forma e coloque em uma grelha para esfriar.

Sirva e saboreie um delicioso pão de milho.

Canjica com milho branco

Gregory
Chef Gregory Cotrim, colunista do Contexto. Foto: divulgação.

Não é possível falar de junho sem lembrar das queridas festas juninas e o Chef Gregory Cotrim, colunista do Contexto, aproveitou para deixar uma dica especial para quem está com saudades das comidas típicas deste período.

Então, vamos aprender a fazer canjica com o chef?

Ingredientes

400g de milho para canjiquinha
395g de leite condensado
2L de leite
1L de água
1 pitada de sal
Açúcar a gosto
50g de coco ralado

Modo de preparo

Coloque o milho para cozinhar na panela de pressão com 1L de água. O ponto do milho deve ser bem mole ao ponto de desmanchar. Abra a panela e coloque o leite e o leite condensado misturando sempre. Não tampe sob pressão, lembre-se de mexer sempre. Acrescente o sal e o açúcar e abaixe o fogo até o ponto desejado da canjica. Após isso, acrescente o coco ralado e misture. A canjica pode ser servida quente ou gelada.

Pizza de Abobrinha

Chef Angela Barrreto. Foto: divulgação

Quem não ama uma boa pizza? Não poderíamos deixar de fora uma receita desse prato tão popular e querido. Então, pedimos uma sugestão para a chef Angela Barreto. 

A especialista na gastronomia brasileira acredita que cozinhar é um ato de afeto, então, que tal espalhar amor em forma de pizza? 

Ingredientes

200 gramas de buquês de couve-flor sem o caule cozida e escorrida
2 ovos
100gr de queijo meia cura ralado
1 pitada de sal

Recheio:
Molho de tomate
1 abobrinhas fatiada bem fina
Sal, pimenta a gosto
1 fio de azeite
Mussarela de búfala ou a tradicional
Tomatinho cereja
Manjericão

Modo de Preparo

Em um processador processe  a couve flor. Coloque em um bowl misture os ovos, queijo e sal até que pareça uma massa. 

Abra o disco em uma forma e asse em forno 180º até dourar. Tempere as fatias de abobrinha com sal e pimenta. Em uma frigideira coloque um fio de azeite e sele as fatias. Reserve.

Retire a massa do forno, passe o molho de tomate, coloque a muçarela, a abobrinha, os tomatinhos e leve ao forno por mais 10 minutos. Decore com manjericão e sirva.

Risoto de abóbora com chèvre 

leite
Risotto de Abóbora da Kuke. Foto: divulgação

O inverno chegou e a Kuke, foodtech carioca especializada em comida saudável, incluiu no cardápio uma receita aconchegante e especial, assinado pela chef Juliana Gueiros.

Que tal preparar o Risoto de abóbora com chèvre em sua casa para celebrar o início do inverno? Ou se você estiver no Rio, aproveite para fazer seu pedido e conhecer a Kuke

Segue a receita:

Ingredientes

200g de arroz arbóreo
1 cebola
40g de manteiga
80mL de vinho branco
2g de caldo de legumes
50g de queijo parmesão
150g de abóbora japonesa orgânica
80g de queijo de cabra chèvre
1 limão siciliano
10g de sal rosa
1g de pimenta do reino
5g de hortelã orgânica

Modo de Preparo

Em uma frigideira alta ou panela em fogo médio, adicione 20g de manteiga e a cebola picada. Refogar até as cebolas ficarem transparentes. Adicionar o arroz e tostar por 1 minuto. Em seguida, incluir o vinho e mexer até ele ser absorvido.

Adicione as abóboras picadas e pouco a pouco ir adicionando o caldo de legumes, mexendo para incorporar, até o arroz ficar al dente. Esse processo dura aproximadamente de 20 a 25 minutos.

Quando o arroz estiver al dente, retirar do fogo, adicione o restante da manteiga, o queijo parmesão, metade do queijo de cabra (isto é, 40g), as raspas e o suco do limão siciliano e o hortelã picado e mexer para incorporar. Se necessário, adicionar uma última concha de caldo.

Servir com pedaços de queijo de cabra por cima. Bom apetite!

Vichyssoise (sopa francesa de batata e alho poró)

leite
Chef Rafael Coelho. Foto: divulgação

O chef Rafael Coelho, do Cipó Gastrobar, nos sugere uma receita que é um abraço: a vichyssoice. Essa sopa francesa combina demais com os dias mais frios, mas ela surpreende, também pode ser servida fria.

O Cipó Gastrobar é localizado em Macaé, no Rio de Janeiro, e quem quiser conhecer mais a casa, pode visitar o Instagram ou acessar o cardápio online: https://cipo-gastrobar.goomer.app/

Vamos aprender a fazer esse prato?

Ingredientes

2 batatas grandes descascadas e cortadas em cubos
2 talos de alho-poró fatiados
1 cebola fatiada
1,5 litro de caldo de frango
2 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de creme de leite fresco
Sal, noz moscada e pimenta-do-reino moída na hora
Cebolinha francesa fatiada a gosto
1 ramo de tomilho
1 folha de louro

Modo de preparo

Em uma panela de fundo grosso em fogo médio refogar a cebola e o alho poró com a manteiga até amolecer bem os legumes. Adicionar as batatas, o caldo de frango, o tomilho e o louro. Após as batatas cozinharem bem, retire o louro, o tomilho e bata a sopa no liquidificador até ficar homogêneo. Retornar a panela em fogo baixo, acrescente o creme de leite e tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada e deixe ferver por 7 min. Sirva com cebolinha e um fio de azeite.

A sopa pode ser servida quente (no inverno) ou fria (no verão).

Fonduta de Brie com escamas de batata doce

leite
Fonduta de Brie com escamas de batata doce. Foto: divulgação

A sugestão do chef Ville Dela Pena, do Fornaio Pães Artesanais, é a Fonduta de Brie com escamas de batata doce. Um delícia para aproveitar à noite.

Ingredientes

1 Pão ítalo filão de 400g
300g queijo brie
1 batata doce fina aproximadamente 300g fatiada finamente
1/2 potinho de iogurte natural

Modo de Preparo

Corte o pão no centro, o suficiente para tirar um “tampo” e caber o queijo. Deitar o queijo nesse buraco, regar com azeite de oliva e generosas pinceladas de iogurte natural por cima. Cobrir com finas camadas de batata doce (escamas), regando com azeite de oliva e pimentas rosas por cima.

Pré-aquecer o forno em 180 graus, cobrindo com papel alumínio o pão e deixando em forno por 5 min. Após, retirar o papel alumínio e dourar até que as batatas fiquem douradas.

* Este conteúdo  foi produzido com  a colaboração técnica da  Dra. Geórgia Castro. Ph.D. Nutricionista e Engenheira de Alimentos

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?