Guia para prevenção do Coronavírus

Com a chegada do Coronavírus no Brasil, é impossível não se preocupar.  Apuramos dicas de especialistas para você se proteger

Como aqui no Contexto somos a favor de um jornalismo mais resolutivo, ao invés de ficar acompanhando o aumento do número de pessoas infectadas,  nós pesquisamos algumas formas de conter a proliferação.

É claro que não temos como garantir com 100% de certeza de que tomando todos estes cuidados, você saia ileso da epidemia. Todavia, nós buscamos fontes seguras e sérias para elaborar este conteúdo.

 

Etiqueta do cumprimento

Atualmente encontrar conhecidos tem gerado um certo constrangimento, não é mesmo? Muita gente fica sem saber o que fazer. 

Mas se você não consegue fazer a Saudação Vulcana do Spock 🖖, nós pegamos algumas dicas  com uma professora de boas maneiras para você não ficar com fama de antipático.

Segundo Julliana Mendonza,  que é professora de etiqueta da Academia Brasiliense de Etiqueta é possível sermos educados ao encontrar as pessoas sem um contato físico. “Existem muitas maneiras de cumprimentarmos as pessoas sem sermos deselegantes.Não precisamos dar beijinhos, abraços nem apertos de mãos neste momento,”sugere  Mendonza.

Dica:
Julliana Mendonza

“Ao encontrar conhecidos na rua mantenha distância. Cumprimente  com palavras carinhosas, ‘que bom te rever’, ‘que prazer te encontrar aqui, como vai? Tudo bem?’. Tenha um sorriso no rosto, demonstre satisfação. Na hora da despedida acene com a mão, mande beijos gesticulando as mãos, isso fará com que a pessoa cumprimentada se sinta querida e você estará protegido.”

 

 

Recomendações médicas para esse proteger e não disseminar o vírus

A nossa equipe conversou com a média infectologista, Dra Eliana Bicudo. Você pode ler a matéria completa aquiAbaixo separamos 05 pontos importantes da entrevista.

 

Dra Eliana Bicudo.Foto: Divulgação
  • Mantenha as mãos sempre limpas, pois “é importante higienizar as mãos, porque elas são o principal veículo de contaminação, isso vale para quem está doente e para quem está próximo”;
  • Na hora de tossir ou espirrar, “o ideal é usar o lenço descartável, melhor do que usar o cotovelo é o lenço”;
  • Não existe remédio para melhorar a imunidade. “Remédio para melhorar imunidade é conversa”;
  • Mantenha-se hidratado. “O chá ajuda a melhorar mas porque o chá tem muita água e no caso da gripe e outras doenças respiratórias a recomendação médica é hidratar bastante”.
  • Seja feliz e tenha rotinas saudáveis: “Para você ter uma boa resposta imune, é preciso ter vida saudável. Ser feliz, pois a depressão compromete a imunidade. Evite trabalhar de forma exaustiva, evite fazer exercícios físicos de forma exaustiva e tenha cuidado com a alimentação”;

05 aplicativos para reuniões online

Nós não queremos que chegue a este ponto, mas se você ou algum conhecido precisar ficar em quarentena, existem várias opções de apps para a realização de reuniões por vídeo conferência.

O nosso colunista Washington Coutinho preparou um lista com  os melhores 5 Aplicativos para trabalho remoto.

Tais aplicativos podem ser usados não apenas para trabalho, como também para encontros com família e amigos por meio do seu celular, computador e até da Smart TV. Use a tecnologia e não se isole.

Leia as dicas  dos aplicativos para trabalho remoto, pois lá explica os diferenciais de cada um e como funciona a versão paga e a gratuita. Acesse o artigo clicando aqui!

 

Uso de máscaras

Imagem de Juraj Varga por Pixabay

Fica a critério de cada um usar  máscaras mesmo não estando doente. Mas a Organização Mundial da Saúde emitiu um comunicado sobre o assunto e você pode visualizá-lo clicando aqui! O resumo as orientações são:

Quando usar:

  • Se você é saudável, só precisa usar máscara se estiver cuidando de uma pessoa com suspeita de infecção;
  • Se você estiver tossindo ou espirrando, use uma máscara;
  • Mantenha as mãos limpas sempre, pois as máscaras só são eficazes quando usadas em combinação com a limpeza frequente das mãos com álcool gel ou água e sabão.

Como usar:

  • Antes de colocar uma máscara, limpe as mãos com álcool gel ou água e sabão;
  • Cubra a boca e o nariz, sem tocar na parte da frente da máscara e verifique se não há espaços entre o rosto e a máscara;
  • Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando. Se o fizer, limpe as mãos com álcool gel ou água e sabão;
  • Substitua a máscara por uma nova assim que estiver úmida e não reutilize máscaras descartáveis;
  • Para tirar a máscara: remova-a por trás (não toque na frente da máscara);
  • Descarte imediatamente em uma lixeira fechada e limpe as mãos com álcool gel ou água e sabão;

É bom ressaltar que o pânico não ajuda em nada. O ideal é manter a calma, cuidar da higiene, da alimentação, da cabeça e do coração. Siga a vida normalmente, mas higienize suas mãos após contato com leitores biométricos, maçanetas, botões de elevador e etc.

 

 

 

 

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?