fbpx

Comitê Brasileiro da FIL /IDF lidera mobilização nacional em projeto da ONU que pretende resolver os problemas da alimentação mundial

O “Food Systems Summit” é o evento da ONU que pretende atacar os problemas alimentares no mundo, como a fome, a desnutrição, a segurança alimentar e a sustentabilidade na produção.

 

Na última quarta-feira, dia 11 de agosto, a Diretoria Técnica-Científica e a Coordenação do Comitê Brasileiro da Federação Internacional do Leite (CB FIL/IDF) reuniram-se para discutir as estratégias de mobilização do setor lácteo brasileiro e organizar os trabalhos segundo as cinco linhas de ação estabelecidas pela ONU, a saber:

1-      Garantir o acesso à alimentos seguros e nutritivos para todos;

2-      Mudança para padrões de consumo sustentáveis;

3-      Estimular a produção favorável a natureza;

4-      Promover meios de subsistências equitativos;

5-      Construir resiliência a vulnerabilidades, choques e tensões;

 

O trabalho está sendo desenvolvido com muita dedicação pelos Coordenadores dos Subcomitês do CB FIL/IDF, que estão seguindo as diretrizes do Conselho Deliberativo e da Diretoria do CB-FIL/IDF e contribuindo com informações técnicas e soluções criativas. O encontro culminante da Cúpula FoodSystems Summit acontecerá em Nova York em setembro de 2021, em conjunto com a Assembleia Geral da ONU.

Guillaume Tessier, Secretário Executivo do  CB FIL/IDF,  esclarece que o setor lácteo tem muito a contribuir para a proposição de soluções para mitigar os problemas alimentares do mundo.

Tessier explica que o objetivo do evento é “apresentar soluções baseadas em evidências científicas para a transformação positiva dos sistemas alimentares de todo o mundo”.

Marcelo Bonnet, Diretor Técnico-Cientifico do CB FIL/IDF, destaca a importância do leite enquanto “alimento de alto teor nutritivo, de baixo custo relativo e de importante papel socioeconômico. O setor lácteo promove empregos e nutrição, sendo fundamental ainda para a contenção do êxodo rural”.

O Comitê Brasileiro FIL/IDF é formado por renomados e experientes membros. Ele é composto por equipes multidisciplinares e geograficamente diversificadas de pesquisadores, acadêmicos, produtores e os mais diversos profissionais ligados diretamente à cadeia produtiva do leite, ou que dão suporte ao segmento. Todos estão trabalhando de forma intensa e vibrante para levar ao “Food Systems Summit” soluções viáveis e inovadoras para enfrentamento dos grandes desafios na alimentação mundial.

 

A relação da FIL/IDF com a ONU

Em 1963, a FIL/ IDF orientou as bases e diretivas para a fundação do Codex alimentarius – FAO /OMS, organização internacional que produz diretrizes em consenso para promover a qualidade, segurança e integridade dos alimentos, além de práticas justas para o comércio de alimentos. Assim, o Codex alimentarius produz um amplo conjunto de padrões reconhecidos internacionalmente, além de códigos de conduta, orientações e outras recomendações relativas a alimentos, produção de alimentos e segurança alimentar.

Desde então, a FIL/IDF possui assento consultivo na FAO (Organização para Alimentação e Agricultura), e também na OMS (Organização Mundial da Saúde), além de atuar dinamicamente no próprio Codex. As organizações, vinculadas à ONU, lideram os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar, entre outros temas de interesse mundial prioritário.

 

A palavra do presidente

Durante seu discurso na pré-cúpula (“Pre-Summit”), que ocorreu em Roma no mês passado, o Presidente da FIL/IDF, Piercristiano Brazzale, que é membro do CB FIL/IDF, destacou a importância do leite na merenda escolar. “Os programas de leite escolar são uma oportunidade valiosa para impactar positivamente o desenvolvimento infantil”, enfatizou Brazzale.

Essa posição oportuniza o fortalecimento dos programas públicos e privados nacionais que têm o leite e seus derivados como os pilares em nutrição humana de excelência.

 

* conteúdo desenvolvido em parceria com o www.terraviva.com.br

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?