fbpx

Perdeu o celular na folia? Saiba o que fazer

Seu fiel companheiro acabou sendo roubado ou perdido no carnaval? Confira dicas sobre como proceder.

Celulares recuperados – Divulgação PMDF

Ninguém quer ter problemas no Carnaval, mas em meio à aglomeração de pessoas e às distrações típicas da folia, muitos acabam perdendo os aparelhos, sendo furtados ou até mesmo roubados. O prejuízo, em muitos casos, pode ultrapassar a questão financeira, uma vez que os celulares fazem parte de nossas vidas e trazem muitos de nossos dados, informações e conteúdos pessoais. Se este foi o seu caso confira as dicas abaixo sobre o que fazer.

 Ligar para o próprio número

Pode parecer pouco provável, nos dias atuais, mas não é incomum que pessoas bem intencionadas achem aparelhos perdidos. É fácil encontrar relatos, nas redes sociais, de pessoas que encontram celulares na rua e tentam descobrir os donos. Ligar para o próprio número pode ser uma possibilidade de recuperar o seu telefone.

Boletim de ocorrência

Faça um boletim de ocorrência junto à polícia, mesmo que já tenha se passado alguns dias do ocorrido. Ao fazer isso, as autoridades podem bloquear seu smartphone pelo IMEI, o código universal do seu aparelho. É possível encontrar o número do IMEI pela nota fiscal do celular, ou na caixa em que o celular veio. Em alguns casos a policia consegue apreender celulares roubados, e fazer o B.O ajuda a recuperar o aparelho.

Aplicativos de localização

Se você tem certeza de que o smartphone não foi roubado, e que você apenas o esqueceu em algum lugar, os aplicativos que ajudam a informar a localização podem ajudar a recuperar o aparelho, mas precisam estar ativados antes da perda do aparelho. No entanto, se você apagar a memória do aparelho, ou tiver o número de cadastro alterado pelos criminosos, esse tipo de função deixa de funcionar. Importante ressaltar também que se o celular foi roubado, não é recomendado ir atrás do aparelho sozinho, porque pode ser perigoso. O melhor é procurar uma delegacia, fazer o boletim de ocorrência e informar a localização indicada pelo sistema.

Bloquear o chip da operadora

Todas as operadoras de telefonia contam com canais de atendimento próprio para que o consumidor faça o bloqueio de seus chips de forma simples. As empresas não exigem mais que o cliente informe o número de série do aparelho, na hora de informar perda ou roubo do celular, desde que o contato seja realizado pelo titular da linha. O registro do boletim de ocorrência é sempre recomendado se o bem foi furtado ou roubado, mas não é obrigatório para pedir o bloqueio do chip. O usuário pode adotar o mesmo procedimento para reativar um telefone recuperado. O procedimento pode ser realizado via atendimento telefônico ou pela internet.

 Apagar arquivos da memória do aparelho

Não é recomendado apagar os arquivos da memória do celular antes de solicitar o bloqueio da linha pela operadora. O mesmo vale para tentar conseguir a localização por meio do GPS. Confira como apagar os arquivos sem estar com o celular em mãos:

No Android

Usando um computador, faça o login na conta do Google vinculada ao aparelho perdido, Clique na opção “Limpar dispositivo” e aguarde a execução do comando. No entanto, só é possível apagar a memória do celular se o aparelho estiver conectado à internet.

No iPhone

O iPhone pode ser gerenciado remotamente pelo iCloud. É possível obter a localização do celular caso a opção “Buscar iPhone” tenha sido habilitada previamente. Pelo iCloud  é possível alterar a senha do ID da Apple. Ao fazer isso, você impede que outra pessoa acesse seus dados ou use outros serviços no celular perdido. Se o iPhone perdido estiver desligado ou não estiver conectado à internet, ainda é possível colocá-lo no “Modo Perdido”, bloqueá-lo ou apagá-lo. Na próxima vez que seu dispositivo ficar online, essas ações entrarão em vigor.

Mude suas senhas

Alguns aplicativos e redes sociais podem não possuir a opção de logout remotamente. Nesses casos, o melhor a fazer é alterar a senha de cada serviço, como Gmail, facebook, twitter, entre outros. Ao mudá-la, as contas estarão automaticamente inacessíveis.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?