Saiba como fazer a ‘prova de vida’ do INSS pelo celular

Cerca de 500 mil beneficiários poderão fazer prova de vida digital

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou um projeto-piloto de prova de vida por biometria facial. Na primeira etapa, participarão cerca de 500 mil beneficiários de todo o País. Os primeiros contatos com os segurados começam a ser realizados nos próximos dias, por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail.

Suspensa desde março devido às normas relacionadas à pandemia do novo coronavírus, a prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Quem não for convocado para participar dos primeiros contatos não será prejudicado. Por enquanto, e enquanto durar a pandemia não há suspensão do benefício pela falta da comprovação.

Passo a passo

O processo para fazer a prova de vida com o celular não é muito difícil, mas é divido em dois aplicativos. Confira o passo a passo:

meu inss

1º Abra o navegador de sua preferência no celular e acesse o portal “Gov.br” para criar uma conta nele. Caso já tenha esta conta, pule esta etapa;

2º Baixe o aplicativo Meu INSS (Android / iOS). Instale também o aplicativo Meu Gov.br (Android / iOS);

3º No app Meu INSS clique no ícone “Prova de Vida”. Em seguida, entrará no aplicativo Meu gov.br digitando o CPF e clicará na opção “Autorizações” e seguirá as demais instruções do aplicativo.

4º O aplicativo Meu gov.br fará uma pergunta relacionada a algum documento, como título de eleitor ou carteira de motorista. Basta respondê-la, e autorizar o programa a tirar fotos e gravar vídeos.

5º A câmera do celular será aberta e o aplicativo pedirá comandos para o usuário, como sorrir e virar a cabeça.

6º O usuário retornará ao aplicativo Meu INSS e clicará novamente no botão da “Prova de Vida”. Lá será possível confirmar se a biometria deu certo.

Em caso de dúvidas, basta ligar para o número 135, o telefone oficial do INSS. O instituto também disponibilizou um documento em pdf com o passo a passo ilustrado para auxiliar os beneficiários.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?