Pazuello diz que fica, mas confirma que Bolsonaro está pensando em mudança no Ministério da Saúde

pazuello
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Ministro disse que deverá sair, mas, por hora, seguirá focado “na missão”

O domingo (14) foi agitado com o burburinho da possível saída de Eduardo Pazuello do Ministério da Saúde. Alegando problemas de saúde, o general teria pedido para deixar a pasta. Com isso, nomes foram cogitados, no entanto, à noite, a pasta afastou qualquer rumor.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que Pazuello está “em perfeito estado de saúde e não há nenhum pedido de demissão do ministro ao presidente da República”.

Nesta segunda-feira (15), Eduardo Pazuello participou de uma coletiva para esclarecer a situação dele no ministério e também, falou sobre as ações de enfrentamento à pandemia do coronavírus. 

Com relação a saída do comando da pasta, ele disse que deverá sair em algum momento, “existe essa possibilidade desde o dia que eu entrei”. Ele ainda confirmou que Jair Bolsonaro está pensando em substituição, o presidente “está nesta tratativa de reorganizar o ministério”. A mudança para Pazuello representaria em uma continuidade e não um rompimento. 

“Eu não vou pedir para ir embora. Nem eu, nem o Élcio (Franco). Isto não é uma brincadeira, é o país, é a pandemia, é salvar vidas. Eu não pedi para ir embora e nem vou pedir”, afirmou Eduardo Pazuello.

Plano de Vacinação contra a Covid-19Duran

pazuello
Cronograma de entregas apresentado hoje pelo ministro Eduardo Pazuello

Mais uma vez, Eduardo Pazuello apresentou o cronograma de entregas de vacinas. De acordo com o ministro, a sanção da MP das Vacinas viabilizou o fechamento dos contratos com a Janssen, Pfizer/BioNTech e com a Sputnik V.  O governo ainda negocia com a Moderna. 

O governo federal já fechou a compra de 562 milhões de doses de vacina para 2021, o que garantiria a vacinação de toda a população, estimada em 212 milhões.

Até maio de 2020 todos os grupos prioritários deverão ser vacinados, segundo o ministro. A promessa do governo é que toda população brasileira seja vacinada até o fim de 2021. Pazuello ainda disse que o ministério está realizando estudos para vacinar menores de idade.

Com relação às mudanças no cronograma de entrega, o ministro destacou que é um processo natural por estar no início, assim, “alterações podem acontecer, mas quanto mais estabilizado o processo menos alterações devem acontecer”, afirmou.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?