fbpx

Palmeiras é eleito segundo melhor time do mundo em 2020, segundo IFFHS

Alviverde é o único brasileiro no Top 10 e só fica atrás do Bayern de Munique

Jogadores do Palmeiras comemorando gol contra o Corinthians - Foto: Cesar Greco /
Jogadores do Palmeiras comemorando gol contra o Corinthians – Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

A Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou nesta semana o ranking dos melhores times do mundo em 2020. Entre os 10 primeiros colocados, há somente um representante brasileiro: o Palmeiras. A equipe paulista foi eleita a segunda melhor do mundo nesta temporada, atrás apenas do Bayern de Munique. Inclusive, caso vença a Libertadores, há possibilidade do Porco enfrentar os alemães no Mundial de Clubes.

Segundo o ranking divulgado pela IFFHS, o Verdão é o único clube da América do Sul no top 10. Todo o restante são de origem europeia. A Federação exaltou a volta do Palmeiras ao segundo lugar depois de 21 anos. A última vez que este fato ocorreu foi em 1999, ano marcado pela conquista da Copa Libertadores.

Quais são os critérios do rankeamento? 

Para ordenar a classificação, a IFFHS considerou um sistema de pontuação baseado no número de vitórias, empates e derrotas de cada clube na temporada. Sendo assim, quanto mais forte o campeonato maior peso na pontuação é dado a ele. Por exemplo, cada triunfo em jogos válidos pela Champions League e a Libertadores equivalem a 14 pontos e a metade em caso de empate. 

Já os campeonatos nacionais são divididos pelo grau de dificuldade de 1 a 4, também se baseando em um outro ranking anual da IFFHS. Nesta classificação, o Brasileirão está ao lado dos campeonatos Inglês, Italiano, Espanhol e Francês como mais forte (nível 4). O campeonato Alemão é considerado um torneio de nível 3.

Sendo assim, para o Palmeiras cada vitória no Campeonato Brasileiro vale quatro pontos, e cada empate, dois. As copas nacionais também são levadas em conta, porém com uma pontuação mais baixa. Vale ressaltar que a IFFHS não dá pontuação bônus por título conquistado e similares. Ou seja, só importam os pontos ganhos por cada vitória ou empate, de acordo com o peso de cada torneio.

Palmeiras voando em 2020

A temporada 2020 ainda não chegou ao fim, mas pode ficar marcada pra sempre na história do Palmeiras. O time do Palestra Itália já foi campeão paulista e disputará nos próximos dias a final da Copa do Brasil e da Libertadores. Fora isso, ainda está vivo na luta pelo décimo primeiro título brasileiro.

Confira os 10 primeiros colocados do ranking:

Top 10 do ranking da IFHS – Foto: Reprodução/IFFHS

Veja os brasileiros no ranking:

2º – Palmeiras 

16º – Grêmio 

18º – Flamengo 

20º – Internacional 

32º – Santos 

44º – São Paulo 

93º – Athletico-PR 

113º – Bahia 

138º – Vasco

147º – Atlético-MG 

190º – Corinthians

198º – Fluminense 

230º – Ceará 

264º – Fortaleza 

332º – Atlético-GO 

372º – Red Bull Bragantino

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?