fbpx

No dia Nacional da Libras, interpretação do discurso de Bolsonaro vira meme

Gestos feitos pelo intérprete chamaram a atenção.

O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento na tarde da sexta-feira (24), no Palácio do Planalto. Acompanhado de seus ministros, Bolsonaro falou durante 46 minutos e teve seu pronunciamento traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo intérprete Fabiano Guimarães.  No mesmo dia, as redes sociais ganharam uma grande quantidade de postagens de internautas sobre alguns dos sinais usados pelo intérprete de Libras que estava ao lado do presidente, durante o pronunciamento, e alguns gestos feitos por ele causaram alvoroço.

Intérprete de libras
Um dos memes que circularam pelas redes sociais

Alguns memes que correram pela internet chamaram a atenção para um sinal feito com as mãos pelo tradutor que remetia ao sinal do “dedo do meio”, um gesto geralmente associado como uma ofensa.

Para entender os gestos “polêmicos” do intérprete, conversamos com Raul Ribeiro, que é empresário e intérprete de Libras. Ele afirmou que na primeira foto o sinal que o intérprete fez é de “igualdade” ou “igual”.

Ele nos encaminhou um gif mostrando o movimento para melhor entendimento. Como Ribeiro também é fotógrafo ele concluiu que a foto que circula foi tirada com obturador aberto no máximo, flagrando o momento exato para o meme.

“A língua de sinais tem vários parâmetros. Tanto a configuração de mão como a expressão facial são parâmetros importantes para compreensão da mensagem, pois são eles que dão a marca fonológica, e que também mostram o significante do signo linguístico. Visualizar apenas um trecho de um sinal, numa fotografia, pode gerar uma interpretação equivocada, mas se observarmos o signo completo, em nada tem em comum com a representação do dedo do meio”. Explicou Raul.

Outro meme muito divulgado nas redes sociais foi este:

No Gif,  acima Ribeiro explicou que o sinal feito pelo interprete foi “aconteceu crime”

É importante ressaltar que as expressões e os gestos usados pelo intérprete, são necessários para a tradução da língua e a transmissão da mensagem, tirar sarro e fazer piadas pode ser caracterizado com preconceito linguístico.

Dia Nacional da Libras

No dia 24 de abril celebra-se o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O dia 24/04 foi escolhido porque é a data da publicação da Lei nº 10.436/02, sobre o uso e regulamentação da Libras. A Lei serviu de alicerce para uma série de políticas públicas. Entre elas, a inserção do curso de graduação em Língua de Sinais Brasileira nas universidades públicas.

De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 9,7 milhões de pessoas no Brasil apresentam algum grau de deficiência auditiva. Formado por gestos, sinais e expressões, o sistema possui natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria. No Brasil, a data comemorativa foi instituída, principalmente, como uma maneira de destacar as dificuldades em acessibilidade enfrentadas por esses cidadãos, que encontram obstáculos desde a socialização até o mercado de trabalho.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?