Next Gen PCDs’ abre caminhos para novos profissionais no mercado de trabalho

cadeirante
Foto: Marianne Boss/Unsplash

Em comemoração ao Setembro Verde, Mês da Pessoa com Deficiência, empresa celebra a realização de programas inclusivos

O mercado de trabalho sempre feroz nem sempre é acessível a quem tem algum tipo de deficiência. Muitas empresas, felizmente, já possuem programas específicos com vagas voltadas para o público PCD. Uma delas é a CI&T que possui programas voltados para aos pilares Diversidade, Equidade e Inclusão.

Em parceria com o IGTI (Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação), a multinacional realizou o NEXT GEN – edição PcD, um Bootcamp  totalmente gratuito com o intuito de formar pessoas desenvolvedoras, e que contou com a participação de 560 novos profissionais.

“Ao todo, o programa teve a duração de 9 meses, com acompanhamento de profissionais já experientes do mercado, a fim de auxiliar os novos profissionais a fortalecer seus conhecimentos e progredir para uma nova carreira. Ao final, parte das pessoas formadas foram contratadas para atuar na CI&T, contando com uma continuidade de formação interna. Temos o compromisso de tornar a CI&T cada vez mais inclusiva e entendermos que o nosso papel é não só abrir essa possibilidade, mas também ajudar novos profissionais a trilharem seus caminhos”, conta Anamaria Costa, Líder de Diversidade e Inclusão na CI&T.

Foto: Divulgação

Bruno Yan, desenvolvedor na CI&T, foi um dos participantes do programa da multinacional brasileira. “O projeto significou muito para mim. Além de nos ter ensinado habilidades imprescindíveis, tecnicamente falando, nos auxiliou também a aperfeiçoar nossas habilidades comportamentais, nossas soft skills. Foi um treinamento completo, não é só uma oportunidade de crescimento técnico, mas crescimento profissional e também pessoal. Sou muito grato por essa oportunidade”, reforça.

Já Rosana Martins, também desenvolvedora na CI&T, viu no NEXT GEN – edição PcD, a oportunidade para realizar uma transição de carreira. “Confesso que iniciei o programa apreensiva, pois não dominava totalmente as áreas de programação. Tenho formação em Direito e tenho experiência na área da saúde, então foi uma grande oportunidade. Mas logo que cheguei, me senti segura e incluída. Hoje posso dizer que faço parte de um time e vejo que a inclusão e a diversidade se faz presente no nosso dia a dia. Tenho orgulho de vestir a camisa CI&T”, conta. “E se posso dizer uma coisa, é: se você tem algum sonho, não desista. Seja protagonista da sua vida”, completa a desenvolvedora.

Além do Bootcamp, a CI&T também possui outros programas voltados para pessoas com deficiência. Como o Programa de Mentoring “Nada sobre nós sem nós”, que visa aumentar o empoderamento de PcD´s através de outros PcD´s,  que tiveram a formação em PNL ofertada pela CI&T e, com isso, trabalhar o potencial dos colaboradores e desenvolver ainda mais suas carreiras.

Squad de Acessibilidade

A CI&T conta com pessoas parceiras aliadas projetando e construindo produtos digitais inclusivos. Essa é uma equipe diversificada com aliados e pessoas com poder de fala para criar soluções inovadoras para resolver problemas de acessibilidade digital.

Um exemplo é a especialista em acessibilidade Victoria Krupp, reconhecida como “Profissional de Acessibilidade” pela Hand Talk, maior festival de acessibilidade do Brasil.

Reconhecimento
Como reconhecimento das ações tomadas pela CI&T, a multinacional brasileira é uma das finalistas ao Prêmio Diversidade em Prática, pelo programa NEXT GEN – edição PcD. Criada pela startup Blend Edu, a premiação tem como propósito identificar, reconhecer e compartilhar práticas que fazem a diferença na construção de ambientes de trabalho mais diversos e inclusivos.

O resultado será anunciado durante a terceira edição do Diversidade em Prática Summit 2023, que acontece entre os dias 26 e 28 de setembro.

 

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?