Tecnologia contemplará inicialmente 5,3 milhões de beneficiários. Aplicativo já está disponível nas loja de apps
Com a atenção voltada para a facilidade e praticidade, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), iniciaram, ontem (23), para 5,3 milhões de beneficiários, a nova expansão da prova de vida feita por biometria facial.
Segundo as informações divulgadas pelo órgão, os favorecidos poderão realizar a prova de vida pelo aplicativo meu gov.br, e não mais no aplicativo do Meu INSS utilizado antes. O INSS garante que o novo jeito simplifica os processos para que os beneficiários possam ter agilidade na prova de vida por biometria facial. O Meu INSS poderá continuar sendo usado apenas para acompanhar o resultado da prova após o procedimento.
Durante a Live pelo YouTube na manhã desta terça-feira (23), o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, destacou que a ação resulta de um trabalho de muitos meses. “Trouxemos uma tecnologia com maior rapidez. A prova de vida digital traz dinâmica, segurança, praticidade, faz com que sejamos mais objetivos e simples na prestação de serviço e que consigamos melhorar o atendimento do INSS”. Na oportunidade, Bianco anunciou a interrupção da rotina de bloqueio, suspensão e cessação dos benefícios dos segurados que não realizaram a prova de vida, pelo prazo de 60 dias, abrangendo os meses de competência de março e abril.
O secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Andrade disse que “a prova de vida do INSS é uma vitória da transformação digital que está acontecendo no governo federal e também nos governos estaduais e municipais que estão abraçando o digital como a grande saída para a transformação e melhoria da administração pública do nosso Brasil”.
Para o presidente do INSS, Leonardo Rolim, nova tecnologia marca uma fase importante para o instituto. “Agora as pessoas podem fazer a prova de vida sem sair de casa, pelo celular de uma forma simplificada. Todos podem fazer a prova de vida hoje se quiserem, por um único aplicativo. Aconselhamos que quem tiver maior dificuldade peça ajuda de um parente. Estamos confiantes de que a maior parte da população vai conseguir fazer o procedimento de forma clara e acessível”.
Como vários órgãos federal se responsabilizaram pela ampliação, o presidente da Dataprev destacou o apoio do Ministério da Infraestrutura e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disponibilizaram os dados. Canuto também ressaltou o esforço em conjunto com o Serpro para o êxito da iniciativa. “É um procedimento extremamente seguro, para garantir que aquela pessoa é aquela pessoa. Fiquem muito tranquilos, foi muito testado”, afirmou Canuto.
Notificação
O beneficiário que não estiver em dia com a prova de vida, será notificado pelo Meu INSS para realizar a prova por meio da biometria facial. Basta baixar o aplicativo nas lojas virtuais (Meu Gov.br na Play Store, Meu Gov.br na App Store) .
Nesta nova etapa, os contatos com os segurados elegíveis já começaram a ser realizados pelo INSS por meio de mensagens enviadas por SMS e-mail. Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida, ou tiveram o benefício suspenso antes mesmo da pandemia, por falta da fé de vida, portanto, é importante que realizem o procedimento, se forem contatados pelo INSS.
Para realizar a biometria facial, o INSS usará a base de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Foram selecionados, portanto, segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.
Procedimento Anual
É importante destacar que o beneficiário que participar do piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, não é um teste. A fé de vida valerá e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para o processo. m
A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.