fbpx

Hoje é o dia dele: Chocolate! 

chocolate
Foto: Pexels/Divulgação

Confira os benefícios de consumir chocolate e também, receitas que são uma delícia!

Hoje, 7 de julho é o Dia Mundial do Chocolate. Esse alimento que é uma delícia e que deixa muita gente feliz! Os chocólatras sabem do que estamos falando. E para ajudar vamos contar alguns benefícios de ter o chocolate na dieta. Pois é, afinal, com moderação, quase tudo é possível!

A professora do curso de Nutrição do CEUB, Camila Melo Araújo de Moura, nos conta que o consumo moderado de chocolate pode oferecer diversos benefícios para a saúde, o motivo é simples:  “além de fornecer energia, o cacau (matéria-prima do chocolate) é rico em antioxidantes, substâncias que quando consumidas de forma diária e controlada, ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de cânceres”, explica.

Mas claro é importante ter atenção quanto ao tipo de chocolate, como a professora esclarece: o perigo em consumir essa delícia está nos “chocolates que possuem muito leite e açúcar, já que estes não oferecem os mesmos benefícios, podendo ser, inclusive, prejudiciais à saúde – especialmente se consumidos em grandes quantidades.”

A dúvida de qualquer amante do chocolate que fica é, “mas qual é a quantidade mínima então que eu posso comer por dia?” A resposta, de acordo com a Camila, é “Usualmente recomendam-se 25 gramas de chocolate por dia, lembrando que a opção é sempre por aqueles com maior concentração de cacau e consequentemente menos açúcar.”

Se o melhor é evitar os chocolates com leite e açúcar, então, o amargo está liberado? Ele aparece como uma ótima opção para quem não fica sem um chocolatinho. Contudo, é preciso moderação. “Chocolates com concentrações acima de 85% de cacau tem uma maior porcentagem de cacau e, portanto, mais oxidantes”, esclarece a professora.

Hora da sobremesa

Delícia Gelada. Foto: Divulgação

Se sobremesa para você, tem que ter chocolate, então, confere essa receita do restaurante de São Paulo, o  Marialva Cozinha Portuguesa.

É hora de aprender a fazer a Delícia Gelada. Anote os ingredientes:

  • 3 barras de chocolate Suflair de 50g;
  • 2 caixinhas de creme de leite;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 1 xícara de leite Ninho em pó;
  • 1 xícara de leite;
  • raspas de chocolate a gosto, para decorar.

Preparo: Derreta as 3 barras de chocolate com 1 caixinha de creme de leite em banho-Maria até obter a consistência de um Ganache. Despeje o Ganache dividido em pequenas travessas individuais (de 8 a 10 potinhos). Leve ao freezer por 20 minutos.

No liquidificador, bata a outra caixinha de creme de leite com a lata de leite condensado e as xícaras de leite e de leite em pó. Despeje sobre o Ganache e finalize com as raspas de chocolate. Leve para a geladeira e sirva quando estiver gelado.

Rendimento: de 8 a 10 porções

Mais delícias 

A chef e professora Angela Barreto aproveitou a data e nos mandou algumas sugestões para deixar o seu dia ainda mais feliz. E viva o chocolate!

Brigadeiro Especial

chocolate
Brigadeiro Especial da chef Angela Barreto. Foto: Divulgação

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
40gr de chocolate em pó ou 20 g de cacau em pó
1 caixinha de creme de leite
20gr de manteiga sem sal

Quando Desligar o FOGO
100gr de chocolate meio amargo

Modo de Preparo: coloque em uma panela o leite condensado e o cacau em pó mexendo até obter uma mistura homogênea. Junte o creme de leite e a manteiga e leve ao fogo mexendo sempre até levantar fervura. Diminua o fogo para médio e continue mexendo até chegar no ponto desejado (conforme mostro no vídeo). Retire do fogo e junte o chocolate. Coloque em um recipiente e cubra com plástico filme em contato com o doce e deixe esfriar. Faça as bolinhas passe no granulado e sirva.

Bolo de Chocolate Especial

chocolate
Bolo Especial de Chocolate. Foto: Divulgação

Ingredientes
4 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 colher (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) chocolate em pó
1 colher (sopa) de fermento químico
1/2 colher (chá) de bicarbonato

Modo de preparo: Bate as claras em neve, adicione o açúcar e as gemas. Misture o óleo e a margarina derretida. Ferva a água com o chocolate. Adicione na mistura da batedeira. Peneire o trigo , fermento e bicarbonato e adicione ao creme batido na batedeira apenas para misturar. Coloque em forma de 22cm untada. Leve ao forno pré aquecido a 180º por +/- 40 minutos.

Calda
200gr de chocolate meio amargo
200gr de creme de leite
Derreta o chocolate com o creme de leite e cubra o bolo

Alfajor

Ingredientes
200 gramas de Manteiga sem sal em temperatura ambiente
150 gramas de Açúcar impalpável
10 ml Extrato de Baunilha
5 ml de Conhaque ou licor cacau
350 gramas de Farinha de trigo peneirada
1 colher de sobremesa de Fermento em pó
1pitada de sal
2 colheres de sopa de Água

Modo de preparo: Bata na batedeira a manteiga, o açúcar, a baunilha e o conhaque até que fique homogêneo. Adicione aos poucos a farinha de trigo e a água até formar uma massa firme e macia que desgrude das mãos. Coloque essa massa dentro de um saco plástico bem fechado (para a massa não pegar umidade) e leve à geladeira por 30 minutos para descansar.

Coloque uma quantidade da massa em cima de um plástico transparente, dobre o plástico por cima da massa, para não grudar no rolo, e comece a abri-la até chegar na espessura desejada. Deixo com uma espessura de aproximadamente 4mm. Use um cortador redondo para cortar e formar as bolachas. Repita este processo, até terminar a massa.

Asse em uma forma coberta por papel manteiga em forno pré itines aquecido a 180°, durante aproximadamente 13-15 minutos ou até que fique dourada.

Recheio

Doce de leite pastoso consistência mais firme.
Cobertura
Chocolate meio amargo e confeitos.

 

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: