Seleção feminina brasileira de flag football disputa o The World Games

world games
Foto: Grasiela Gonzaga/Flag Football Brasil

Após resultado histórico em Israel, as atletas brasileiras estão prontas para disputar o The World Games, torneio acontece nos Estados Unidos

A seleção brasileira feminina de flag football, uma modalidade derivada do futebol americano, já está a caminho de Birmingham, no Alabama (Estados Unidos) para seu próximo desafio: The World Games, competição poliesportiva internacional onde são disputadas algumas modalidades que não estão presentes nos Jogos Olímpicos organizados pelo COI – Comitê Olímpico Internacional.

Essa é a primeira vez que a seleção brasileira feminina de flag football participará da competição. A equipe garantiu sua presença após ter terminado sua participação no Mundial da modalidade realizado no final do ano passado em Jerusalém, na quarta colocação, resultado histórico para o país. As oito melhores seleções do planeta estarão no The World Games.

O Brasil está no Grupo B, ao lado de México, Itália e Japão. O Grupo A conta com Estados Unidos (atuais campeãs mundiais), Áustria, Panamá e França. O líder de cada grupo avança diretamente para a fase semifinal, enquanto o segundo de cada chave enfrenta o terceiro do outro grupo na fase de wildcard.

É importante lembrar que alguns esportes que já fizeram parte do World Games viraram olímpicos, como por exemplo, o badminton e o triatlo. Inclusive, é desejo da NFL – National Football League, que o flag football faça parte dos Jogos Olímpicos de 2028, que serão realizados em Los Angeles.

Para a escolha de novos esportes para o programa olímpico, o COI considera algumas competições a nível mundial, sendo o World Games uma espécie de “seletiva” para os possíveis futuros esportes olímpicos.

The World Games é realizado pela International World Games Association – Associação Internacional Dos Jogos Mundiais.

Tabela de jogos definidas

Foto: Grasiela Gonzaga/Flag Football Brasil

A seleção brasileira feminina de flag football já sabe os horários de seus jogos na fase de grupos do The World Games. A estreia será no dia 10 de julho, contra a Itália, às 21h (horário de Brasília).

Os outros dois jogos da primeira fase serão disputados no dia seguinte, 11 de julho. Às 17hs, o Brasil vai a campo contra as mexicanas, adversárias da nossa seleção na semifinal do Mundial realizado ano passado. Um pouco mais tarde, às 22h, será a vez de encarar mais um adversário da competição anterior: o Japão.

Os jogos serão transmitidos pelos canais oficiais do The World Games, no YouTube.

As doze convocadas e a preparação

Foto: Grasiela Gonzaga/Flag Football Brasil

No final do mês de março, a head coach da seleção brasileira feminina de flag football, Victoria Guglielmo, anunciou a lista com as doze atletas convocadas para a disputa do The World Games.

Foram convocadas:
•             Alessandra Rodrigues
•             Amanda Boabaid
•             Karoline Furoni
•             Karolyne Priscyla
•             Kely Araújo
•             Lara Torelli
•             Lara Rodrigues
•             Luiza Calaça
•             Mariana Martins
•             Pâmela Peres
•             Taísa Alencar
•             Thamires Soares

Também estarão presentes em Birmingham:
Victoria Guglielmo – Head Coach
Ingrid Camargo – Coordenadora defensiva
Ana Luiza Cazarin – coordenadora ofensiva
Bruno Fonseca – Fisioterapeuta
Giane Pessoa – Arbitra que participará da competição
Cris Kajiwara – Presidente da CBFA

Nos meses seguintes, foram realizados alguns training camps de preparação para a competição, em Itapecerica da Serra, cidade da Grande São Paulo que é sede da CBFA – Confederação Brasileira de Futebol Americano.

11 das 12 atletas convocadas estiveram na campanha histórica no Mundial de Flag Football realizada em Israel em dezembro do ano passado.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?