Hoje é dia de celebrar as histórias em quadrinhos

Desenhos da primeira história em quadrinhos brasileira, criação de Angelo Agostini


Os gibis fizeram e ainda fazem parte da história de muita gente por aí. Das revistas, as histórias em quadrinhos (HQs) evoluíram para o meio digital, muitas ganharam as telas do cinema, e outras HQs estão presentes nas redes sociais. 

No Brasil, os quadrinhos têm uma data só deles, 30 de janeiro é Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. O dia foi escolhido em homenagem a publicação de 1869 do desenhista Angelo Agostini, na Revista Vida Fluminense, “As aventuras de Nhô Quim”.

Reconhecimento nacional

Para celebrar a data, o Troféu HQMIX, a principal premiação de quadrinhos no país, abriu inscrições para a 33ª edição. Ao todo serão 33 categorias e, de acordo com a organização, uma delas terá um destaque especial, “Projeto Especial de Pandemia”, mesmo em um ano tão intenso e incerto, os artistas produziram muito e esta é uma forma de reconhecer o trabalho destas mentes criativas.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.hqmix.com.br até o dia 10 de fevereiro. As obras devem ter sido publicadas entre 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2020. O custo para cada item é de R$ 10, a inscrição pode ser feita pelo autor ou pela editora.

Novo filme da Turma

Ao falar de história em quadrinhos no Brasil é natural falar do universo criado por Maurício de Sousa. A Turma da Mônica surgiu nos anos 1960 e ganhou vida em outros meios além das revistinhas.

Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, alguns dos personagens da turminha, podem ser vistos em animações, em aplicativos para celular, em parques, exposições e espetáculos.

Para este ano, a nova aventura dessa turma poderá ser vista no segundo live action, Turma da Mônica: Lições. Após o sucesso de Laços, lançado em 2019, os moradores do Limoeiro estão de volta. Desta vez, novos personagens, quer dizer, velhos conhecidos dos fãs das histórias de Maurício de Sousa estarão na produção.

No teaser lançado na última semana é possível ver a atriz Isabelle Drummond no papel de Tina, ah, o Rolo também estará no filme. Assista:

Além dos super-heróis

Os gibis vão além do universo dos super-heróis, e os artistas provam que o formato pode contar histórias de outros gêneros, como suspense, humor ou aventura. Assim, é hora de conhecer outros autores e mais possibilidades. Veja algumas indicações da Sesi-SP editora:


Ânsia Eterna

Autor: Verônica Berta

Páginas: 56

Formatos: impresso e e-book 

Baseado em contos de Júlia Lopes de Almeida, escritora brasileira nascida em 1862, o livro transpõe as histórias com o olhar da autora Verônica Berta. Um verdadeiro carrossel que passa pelo suspense, surpresa, grotesco e tragédia e que toca em algumas discussões sociais sempre atuais.

Veja em: https://cutt.ly/VjKPO3c

Anuí

Autor: Marcelo Lins

Páginas: 64

Formatos: impresso e e-book

A obra traz a história da pequena Alice e sua caixa de música, fazendo com que o leitor acompanhe o seu mundo, sonhos, emoções e desejos. Conforme escreveu o jornalista Felipe Gabrich, “a linguagem é simples e apenas emoldura a beleza das ilustrações de um artista que fala com as mãos”.

Veja em: https://cutt.ly/DjKAw3W

 

Isto Não é Um Assassino

Autores: Gustavo Machado e Hugo Aguiar

Páginas: 56

Formato: Impresso

“Doutor, todas as noites eu tenho o mesmo sonho, mas, no final, eu não consigo vê-lo”. O livro é baseado em fatos surreais e uma homenagem ao pintor belga René Magritte (1898 – 1967). Na busca pelo desconhecido, os leitores são convidados a achar um significado para as imagens, onde nem tudo é o que parece ser.

Veja em: https://cutt.ly/tjKAvNJ

 

Nobre Lobo

Autores: Gustavo Teroleone e João Gabriel

Páginas: 144

Formatos: impresso e e-book

Dois detetives da Polícia Civil de São Paulo, Luís Nobre e Milton Lobo, são incumbidos de investigar uma série de desaparecimentos de crianças. Os desdobramentos da operação os fazem questionar não apenas a realidade, mas também seus princípios, levando-os do bairro da Liberdade direto para o próprio Inferno.

Veja em: https://cutt.ly/fjKAPpq

 

Paraíba

Autores: Gabriel Mourão e Olavo Costa

Páginas: 64

Formatos: impresso e e-book

A HQ narra o relacionamento de Laura e Fernando, intercalando diferentes tempos e espaços, confrontando suas experiências de vida totalmente díspares, ao mesmo tempo que mostra a construção dos planos de, juntos, fugirem de São Paulo para a Paraíba, deixando para trás o trabalho, as restrições, a vida.

Veja em: https://cutt.ly/xjKA4Mv

 

The End

Autores: André Farias, Marcelo Castro, Viviane Cavalcante

Páginas: 72

Formato: impresso

Vovô desaparece e deixa para Liv a missão de resgatar o último exemplar de cada objeto e criatura na Terra, preservando-os no sótão de seu antigo sobrado. Junto com seus protegidos, ela deve se aventurar e salvar o mundo como conhecemos.

Veja em: https://cutt.ly/RjLa8ce

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?