fbpx

Hamburguerias fazem ação para incentivar a doação de sangue

doação
Foto: Acacio Pinheiro/ Agência Brasília

Nesta quinta é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue e grupo de Brasília lança campanha para incentivar a doação

Com a pandemia, os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília estão reduzidos, e para incentivar que as pessoas realizem a doação, o Geléia Burguer preparou uma ação deliciosa: quem doar sangue neste Dia Mundial do Doador irá ganhar um hot dog especial e O Concorrente oferece, de cortesia, uma batata da casa.

doação
Hot dog especial para quem doar sangue nesta quinta. Ação acontece na unidade do Geléia do Gama. Foto: divulgação

Para receber o mimo basta apresentar o comprovante de doação. A cortesia é válida para a unidade do Geléia, no Gama, e do O Concorrente, na Asa Norte. A campanha ocorre apenas nesta quinta (25), das 17h às 23h, para retirada presencialmente. 

Segundo as informações do Hemocentro com relação ao estoque de sangue, apenas os tipos B+ e AB+ estão com níveis adequados, o O-, considerado o doador universal, está com estoque crítico.

Quem pode doar sangue?

Entre os requisitos básicos para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter 16 a 69 anos, mais de 51kg, estar descansado e alimentado no momento da doação, além de apresentar documento original e oficial com foto.

Também deve-se evitar alimentos gordurosos e derivados de leite (pelo menos três horas antes da doação). Não pode ter ingerido bebida alcoólica 12h antes. É recomendado beber bastante água 24h antes do procedimento. 

Quem teve Covid-19 deve aguardar 30 dias após completa recuperação dos sintomas para se candidatar à doação de sangue. Já quem teve contato com pessoas com suspeita ou diagnóstico da doença precisa esperar 14 dias após o último contato com essas pessoas.

Cortesia da Ação do Dia Mundial do Doador de Sangue: Batata da Casa do O Concorrente. Foto: divulgação

Pessoas que se vacinaram também ficam temporariamente impedidas de doar sangue. Quem foi imunizado com a CoronaVac deve aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue. Já quem recebeu AstraZeneca, Pfizer ou Janssen precisa aguardar sete dias para doar.

A doação pode ser agendada pelo site do Hemocentro, https://agenda.df.gov.br/agendar.html?dia=2021-11-25&servico=37982305

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?