Fifa e OMS se unem para incentivar as crianças a se exercitar

crianças
Goleiro Alisson no treino da seleção brasileira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 80% das crianças não fazem exercícios físicos suficientes, na tentativa de reverter esse quadro, a entidade, em parceria com a Fifa, o Ministério da Saúde do Catar criaram a campanha #BringTheMoves.

Os jogadores que disputarão a Copa do Mundo FIFA 2022 foram convocados a conhecer os desafios de celebração apresentados a eles nas mídias sociais por fãs de todo o mundo e para que incentivam os jovens a serem mais ativos ou “#BeActive”.

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse: “Sabemos o impacto negativo na saúde das crianças que a falta de exercício pode ter, e o futebol pode usar a plataforma significativa desta Copa do Mundo da FIFA para espalhar essa mensagem dessa maneira empolgante e envolvente.

“Este desafio não apenas une as crianças com seus heróis, mas também utiliza a Copa do Mundo mais digital de todos os tempos para enviar a mensagem de que todos precisamos ser ativos e conscientizar também os pais de que as crianças precisam de 60 minutos de exercícios físicos por dia. No momento, esse não é o caso de 80% dos adolescentes em todo o mundo.”

Antes e durante a Copa do Mundo da FIFA 2022, crianças de todo o mundo estão desafiando os jogadores das equipes participantes a comemorar gols com novos movimentos simplesmente postando um vídeo em suas páginas de mídia social usando a hashtag #BringTheMoves.

Um ex-jogador que comemorou centenas de gols em uma carreira ilustre é o ex-atacante da Costa do Marfim Didier Drogba , que agora é Embaixador da Boa Vontade da OMS.

“Ser ativo traz muitos benefícios para todos, especialmente para as crianças enquanto estão crescendo e se desenvolvendo física, mental e socialmente”, disse Drogba. “Ser ativo é bom para seu corpo e sua mente – saúde mental e física.”

O goleiro Alisson Becker , que também é Embaixador da Boa Vontade da OMS e virá ao Catar com o Brasil, sabe da importância de estar em forma. Ele quer usar o foco na FIFA World Cup para incentivar os jovens a #BringTheMoves e a se tornarem mais ativos.

“Eu apoio o desafio Bring the Moves porque realmente acredito que as crianças devem ser ativas”, disse o goleiro do Liverpool. “Eles precisam ser ativos para o bem de seu futuro à medida que crescem. Eu [posso] ver que nós, jogadores de futebol, podemos ser uma inspiração para eles também. Então, se pudermos nos divertir com eles e fazê-los mexer um pouco o corpo, ficaremos felizes.”

A campanha também incentiva as crianças a baixarem o GenMove, um aplicativo digital que usa inteligência artificial para incentivar as crianças a serem fisicamente ativas diariamente durante a Copa do Mundo da FIFA. A 1ª temporada do GenMove será lançada em 19 de novembro por Sua Excelência o Dr. Hanan Mohamed Al Kuwari, Ministro da Saúde Pública do Qatar e o Dr. Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-Geral da OMS, no Walk the Talk – Health for All Challenge no Qatar.

“Futebol, música e alegria são os ingredientes perfeitos para fazer as pessoas se movimentarem em prol da saúde”, disse o Dr. Tedros. “A parceria da OMS com a FIFA e o Ministério de Saúde Pública do Qatar no desafio Bring The Moves visa conectar as estrelas da Copa do Mundo com os jovens em todo o mundo, para motivar as pessoas em todos os lugares a serem mais ativas fisicamente para uma saúde melhor.”

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?