fbpx

Em busca de doadores, Hemocentro prorroga parceria de transporte

Para facilitar o acesso, a Linha Vermelha, que oferece transporte gratuito aos doadores do Taguatinga Shopping até o Hemocentro estará disponível até 28 de outubro

hemocentro
Foto: Acacio Pinheiro/ Agência Brasília

Os estoques de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHC) sofreram uma redução neste mês de outubro. Para incentivar as pessoas a seguir doando, o projeto que oferece transporte gratuito, saindo do Taguatinga Shopping, para doadores será prorrogado até o dia 28 de outubro.

De acordo com as informações do Hemocentro, os tipos sanguíneos O, tanto positivo quanto negativo, estão em nível crítico no estoque da instituição. A queda de doações em outubro foi de 13%, comparando com o mês anterior, a média diária em setembro foi de 168 doações por dia e o índice de outubro estacionou em 148 bolsas coletadas até então.

“A doação de sangue é importante para garantir o atendimento a diversos tipos de pacientes que estão na rede pública de saúde, principalmente aqueles que passaram por transplantes, que estão em tratamento de algum tipo de câncer ou que possuem anemias crônicas e precisam de transfusões regulares”, explica a chefe da Seção do Ciclo do Doador do Hemocentro, Anne Ferreira.

Para doar sangue é necessário realizar o agendamento pelo site: https://agenda.df.gov.br/organizacao.html?organizacao=37959462. No entanto, por causa dos níveis do estoque, até o dia 30 de outubro, os doadores do tipo sanguíneo O não precisam agendar a doação de sangue, basta ir até o Hemocentro. Esse grupo ainda terá direito à senha preferencial, para isto, será necessário comprovar a tipagem sanguínea, podendo ser feito pelo cadastro no Hemocentro ou por meio de exame.

Transporte Gratuito

Não é de hoje a parceria entre Hemocentro e Taguatinga Shopping, e até o dia 28 de outubro, às terças e quintas-feiras, os doadores terão transporte gratuito, ida e volta, entre o shopping até a instituição. 

O horário de saída para o Hemocentro acontece 9h e 13h e de retorno para shopping pode ser feito de 12h e 16h. 

A Linha Vermelha também está disponível para o percurso de ida e volta entre o Hemocentro e a Rodoviária do Plano Piloto. Os doadores que desejarem podem usar o serviço de segunda a sexta-feira.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?