DF: Hemocentro convoca doadores para reabastecer o estoque

Reservas de sangue O negativo e A negativo chegaram a nível crítico, por isso tem preferência para a doação até o dia 6 de fevereiro

A Fundação Hemocentro de Brasília está com baixa em estoques de grupos sanguíneos negativos. Sendo assim, a instituição convoca a população a contribuir com doação, principalmente de O negativo e A negativo, pois estão em um nível crítico. Com isso, os doadores destes tipos citados anteriormente terão uma senha referencial até este sábado (6), com a finalidade de recuperar as reservas o mais rápido possível.

Segundo Alexandre Nonino, chefe da Divisão Técnica, houve uma queda considerada abaixo da média desde o final do ano passado, enquanto a solicitação por transfusões na rede pública está na crescente, devido a volta dos procedimentos eletivos. “Além disso, temos recebido pedidos que exigem maior número de bolsas, como pacientes internados na ala de queimados do HRAN”, ressaltou. Desde o início do mês, mais de 1.900 doadores O negativo e 240 doadores A negativo foram contatados por e-mail e telefone para agendar nova doação.

O Hemocentro de Brasília trabalha com um estoque planejado, o qual tem a capacidade de suprir toda a rede pública do DF e hospitais conveniados de dois a sete dias, conforme o hemocomponente (hemácia, plasma ou plaqueta), se não houver qualquer doação de sangue no período. A plaqueta é o hemocomponente com validade mais curta, dura por apenas cinco dias. O monitoramento para manter os níveis seguros é feito diariamente e está à disposição de quem se interessar no site da fundação.

Agende sua doação de sangue

Devido a  pandemia da Covid-19, o Hemocentro também teve que se adequar às medidas de prevenção contra a proliferação do vírus. Consequentemente, para evitar as aglomerações, os doadores devem agendar atendimento por meio do site agenda.df.gov.br ou pelo telefone 160, opção 2.

Requisitos para ser um doador

Para doar sangue, é preciso:

  • Possuir entre 16 e 69 anos de idade;
  • Ter mais de 51 kg e estar saudável;
  • Quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto;
  • As pessoas imunizadas com a Coronavac devem aguardar dois dias para se candidatar à doação de sangue;
  • Enquanto as imunizadas com a Oxford/AstraZeneca devem aguardar sete dias para doar sangue.

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?