Flamengo passa o Palmeiras e assume o topo do ranking de clubes da CBF

Com a conquista da última edição do Campeonato Brasileiro, o Flamengo chegou na primeira colocação dos melhores da Confederação Brasileira de Futebol. Porém, a lista foi divulgada antes da decisão da Copa do Brasil

 

“Segue o líder!”. O Flamengo ultrapassou o Palmeiras e agora é o melhor clube do ranking de times da CBF. Essa realocação na tabela deve-se ao fato do Rubro-Negro ter se sagrado octacampeão do Brasileirão, na quinta-feira passada. Mesmo em 2019, quando o venceram o Campeonato Carioca, a Libertadores e o Brasileirão, o Flamengo ficou atrás do Palmeiras. 

Contudo, o alviverde ainda tem condições de bagunçar a classificação, já que a CBF publicou a lista nesta segunda-feira. Ou seja, antes do jogo de volta da Copa do Brasil. Sendo assim, há expectativa de que a Diretoria de Competições da CBF faça as devidas modificações após o jogo entre Palmeiras e Grêmio, o qual acontecerá no domingo.

A CBF esclarece que o ranking é feito a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições recentes. São levados em conta torneios realizados nos últimos cinco anos e, para cada ano considerado, são distribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano vigente tem peso cinco. Sendo assim, os pontos são multiplicados por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um. Confira a tabela com as regras de cálculo abaixo.

Documento explicando o critério de pontuação do ranking
Documento explicando o critério de pontuação do ranking- Foto: CBF/Reprodução

O Flamengo somou 16.768 pontos, contra 16.110 do Palmeiras, campeão da Libertadores e agora segundo colocado. O Grêmio é o terceiro com 15.180, seguido pelo Internacional, vice-campeão brasileiro, com 13.310, que saiu da nona posição e agora está em quarto. Na quinta posição, o Athlético-PR soma 12.968. Quem literalmente teve uma queda brusca foi o Cruzeiro, que saiu de quarto para décimo, com 11.768 pontos – o clube caiu psiu para série B em 2019 e não conseguiu retornar. Vale ressaltar que tanto o Verdão quanto o Imortal terão pontos a conquistar na próxima atualização.

Confira o top 10 do Ranking de clubes da CBF:

  1. Flamengo
  2. Palmeiras
  3. Grêmio
  4. Internacional
  5. Athletico-PR
  6. Santos
  7. Corinthians
  8. São Paulo
  9. Atlético-MG
  10. Cruzeiro
Ranking da CBF completo
Ranking da CBF completo – Foto: CBF/Reprodução
Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?