Com a conquista da última edição do Campeonato Brasileiro, o Flamengo chegou na primeira colocação dos melhores da Confederação Brasileira de Futebol. Porém, a lista foi divulgada antes da decisão da Copa do Brasil
“Segue o líder!”. O Flamengo ultrapassou o Palmeiras e agora é o melhor clube do ranking de times da CBF. Essa realocação na tabela deve-se ao fato do Rubro-Negro ter se sagrado octacampeão do Brasileirão, na quinta-feira passada. Mesmo em 2019, quando o venceram o Campeonato Carioca, a Libertadores e o Brasileirão, o Flamengo ficou atrás do Palmeiras.
Contudo, o alviverde ainda tem condições de bagunçar a classificação, já que a CBF publicou a lista nesta segunda-feira. Ou seja, antes do jogo de volta da Copa do Brasil. Sendo assim, há expectativa de que a Diretoria de Competições da CBF faça as devidas modificações após o jogo entre Palmeiras e Grêmio, o qual acontecerá no domingo.
A CBF esclarece que o ranking é feito a partir de um cálculo sobre o desempenho dos clubes nas competições recentes. São levados em conta torneios realizados nos últimos cinco anos e, para cada ano considerado, são distribuídos pesos a serem convertidos em pontuação. O ano vigente tem peso cinco. Sendo assim, os pontos são multiplicados por cinco, enquanto o último ano considerado tem peso um. Confira a tabela com as regras de cálculo abaixo.
O Flamengo somou 16.768 pontos, contra 16.110 do Palmeiras, campeão da Libertadores e agora segundo colocado. O Grêmio é o terceiro com 15.180, seguido pelo Internacional, vice-campeão brasileiro, com 13.310, que saiu da nona posição e agora está em quarto. Na quinta posição, o Athlético-PR soma 12.968. Quem literalmente teve uma queda brusca foi o Cruzeiro, que saiu de quarto para décimo, com 11.768 pontos – o clube caiu psiu para série B em 2019 e não conseguiu retornar. Vale ressaltar que tanto o Verdão quanto o Imortal terão pontos a conquistar na próxima atualização.
Confira o top 10 do Ranking de clubes da CBF:
- Flamengo
- Palmeiras
- Grêmio
- Internacional
- Athletico-PR
- Santos
- Corinthians
- São Paulo
- Atlético-MG
- Cruzeiro