Festa britânica e vitória de Verstappen em Silverstone

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Foto: Reprodução/FIA

Os ingleses puderam celebrar com os pódios de Lando Norris e Lewis Hamilton, mas a vitória segue sorrindo para Max Verstappen

Max Verstappen chegou a ser ultrapassado na largada do Grande Prêmio de Silverstone da Fórmula 1, realizado neste último domingo na Inglaterra. Lando Norris superou o holandês no início da prova, mas não foi o suficiente, e acabou sendo superado pelo bicampeão, que venceu mais uma vez. O pódio foi britânico com Norris, conquistando o primeiro pódio do ano da McLaren, em segundo e Lewis Hamilton em terceiro.

Quando as luzes se apagaram, o polesitter Verstappen teve uma largada ruim e o rival da primeira linha Norris assumiu a liderança na primeira curva. A segunda McLaren de Oscar Piastri ficou em terceiro lugar, à frente de Charles Leclerc, da Ferrari, enquanto George Russell, da Mercedes, ficou em quinto, à frente da segunda Ferrari de Carlos Sainz. No entanto, Hamilton, largando em sétimo, largou na curva 3 e caiu para o nono lugar. 

Na frente, Norris conseguiu manter Verstappen afastado nas primeiras voltas, mas quando o DRS foi habilitado, o holandês se aproximou e na volta 5 ele usou o aumento de velocidade na reta de Wellington para ultrapassar a McLaren enquanto eles entravam em Brooklands e tomavam a liderança. 

Na volta 15 das 52, Verstappen liderou Norris por pouco mais de três segundos, com Piastri mais 1,8 segundos atrás em terceiro, quase quatro segundos à frente de Leclerc. Mais atrás, no segundo Red Bull, Sergio Pérez estava fazendo movimentos e na volta 13 ele ultrapassou Lance Stroll, da Aston Martin, para sentar-se à beira do top 10, pouco mais de um segundo atrás de Alex Albon, da Williams. E o mexicano chegou aos pontos no final da volta 17, ultrapassando a Williams sob DRS na reta do Hangar.

Na volta 19, Leclerc foi o primeiro dos líderes a ir aos boxes e trocou seus pneus médios iniciais por um conjunto de compostos duros Pirellis, emergindo em P12, atrás de Stroll. Nenhum dos rivais de Leclerc reagiu, no entanto, e a corrida se acalmou mais uma vez, com a maioria dos pilotos buscando uma corrida de uma parada. 

O quinto colocado Sainz foi o próximo a ir para o box, na volta 27, e também trocou para pneus duros antes de voltar em 12º, como fez seu companheiro de equipe, atrás de Stroll. Na frente, a meio da corrida, Max liderava Norris por 7,6s, com Piastri ainda em terceiro. Russell então se dirigiu para os boxes e se livrou de seus Softs iniciais e colocou pneus médios e saiu atrás de Leclerc. Piastri também cabeceou e acertou um jogo de pneus duros antes de voltar ao P6. 

Na volta 33, no entanto, o Safety Car virtual foi acionado quando Kevin Magnussen, da Haas, parou no início da reta de Wellington, com chamas lambendo a traseira de seu carro. E com seu carro Haas exigindo recuperação, o Safety Car completo foi liberado. 

Essa foi a deixa para aqueles que não haviam feito a troca de pneus para o pit e depois que as paradas se agitaram, Verstappen, com pneus macios, liderou o corredor de pneus duros Norris, com Hamilton agora em terceiro nos macios, à frente de Piastri e Corredor de pneus médios Russell. Fernando Alonso ficou em sexto na frente de Carlos Sainz, da Ferrari, e Pérez terminou em oitavo. 

O Safety Car deixou a pista no final da volta 38 e Verstappen controlou bem o reinício para se afastar do pelotão que o perseguia. E quando Norris se envolveu em uma batalha furiosa com Hamilton pelo P2, Verstappen foi capaz de construir uma lacuna sólida. A 10 voltas do fim, o holandês tinha mais de três segundos de vantagem. 

Pérez, por sua vez, pressionava Sainz e, na volta 44, o mexicano saltou para a chicane do Vale. Ele andou roda a roda com a Ferrari na primeira parte, mas saiu na frente na saída e ultrapassou a Ferrari pelo Club para ficar em sétimo lugar. O próximo alvo do piloto da Red Bull foi Alonso e na volta 46 ele ultrapassou o Aston Martin para assumir o sexto lugar. 

Nos estágios finais, a ordem na frente se estabeleceu, mas atrás de Pérez uma batalha acirrada estava sendo travada pelo sétimo lugar com Alonso à frente de Albon e Leclerc. O piloto da Aston Martin estava no controle, no entanto, e com Albon tendo que se defender dos ataques de Leclerc enquanto tentava construir carga suficiente para atacar, o espanhol foi capaz de manter ambos sob controle. 

E depois de 52 voltas, Verstappen cruzou a linha para conquistar sua oitava vitória na temporada. Além de ser a primeira vitória de Max no Grande Prêmio da Inglaterra, a vitória foi a 11ª consecutiva da Red Bull ,  desde o Grande Prêmio de Abu Dhabi do ano passado. A conquista os une à McLaren como co-detentores do recorde de vitórias consecutivas. 

2023 FIA Formula 1 British Grand Prix – Race 
1 Max Verstappen Red Bull Racing 52 1:25’16.938 
2 Lando Norris McLaren 52 1:25’20.736 3.798
3 Lewis Hamilton Mercedes 52 1:25’23.721 6.783
4 Oscar Piastri McLaren 52 1: 25’24.714 7.776
5 George Russell Mercedes 52 1:25’28.144 11.206
6 Sergio Pérez Red Bull Racing 52 1:25’29.820 12.882
7 Fernando Alonso Aston Martin 52 1:25’34.131 17.193
8 Alexander Albon Williams 52 1:25’34.816 17.878
9 Charles Leclerc Ferrari 52 1:25’35.627 18.689
10 Carlos Sainz Jr. Ferrari 52 1:25’36.386 19.448
11 Logan Sargeant Williams 52 1:25’40.570 23.632
12 Valtteri Bottas Alfa Romeo 52 1:25’42.768 25.830
13 Nico Hülkenberg Haas 52 1:25’43.601 26.663
14 Lance Stroll Aston Martin 52 1:25’44.421 27.483
15 Zhou Guanyu Alfa Romeo 52 1:25’46.758 29.820
16 Yuki Tsunoda AlphaTauri 52 1: 25’48.163 31.225
17 Nyck de Vries AlphaTauri 52 1:25’50.066 33.128
18 Pierre Gasly Alpine 46 1:17’35.589 Danos por acidente
     Kevin Magnussen Haas 31 48’55.905 Power Unit
     Esteban Ocon Alpine 9 14’16.351 Abandono

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