[Empreendendo com Galvão] Tecnologia defasada do Detran afeta milhões de pessoas todos os dias, inclusive os próprios servidores. 

Foto: Mariann Szőke por Pixabay

Os brasileiros têm motivos de sobra para não precisarem ir ao Detran resolver pendências, que algumas das vezes, sequer é resolvida no primeiro atendimento. Quantos de nós perdemos tempo em filas nos guichês de auto-atendimento? E quando você é atendido e faltam documentos solicitados pelo órgão? Quem já sofreu por falta de informações que poderiam ter sido avisadas por intermédio de um portal, uma comunicação mais ampla?

Pois é, vou contar uma história que aconteceu comigo na última semana. Eu estava feliz ao adquirir uma MOTO 0KM, aquela sensação de realização maravilhosa, que só nós que lutamos diariamente sabemos. Me ofereceram na concessionária o emplacamento incluso, mas eu como empreendedor levado pelo meu subconsciente de economista nato – besteira, não sou – recusei!

Calculei que os R$300,00 que eu gastaria com a conveniência oferecida pela concessionária, poderia investir em outra coisa, só que dei de cara com o fator TEMPO X DINHEIRO. Arrependimento total, cheguei às 08:30, já estava uma fila gigante, peguei minha senha de número V101 (sequencial) ou seja, eu seria o centésimo a ser atendido.

Demorou incríveis seis horas para eu ser atendido às 14:30 – uau, me senti de fato um verdadeiro lixo! Me perguntei: porque existem os pagamentos de taxas de IPVA, emplacamento, DPVAT e etc? Pra fazer nós brasileiros, trabalhadores, esperarmos o DETRAN inovar o seu atendimento? Usar um sistema de acordo com aquilo que pagamos?

Outro ponto que me pegou em cheio: o que estamos fazendo com os SERVIDORES que trabalham por lá? Eles tem um tratamento psicológico para receber nós clientes com tanta raiva do sistema? Imagino o quão estressante seja pra eles, atender uma pessoa como eu, totalmente calma e equilibrada, que por vários momentos me senti fora de controle.

Sem contar o tanto de papel que é utilizado! A tecnologia existe para nos ajudar a melhorar o meio ambiente, não é? Para cadastrar o CLV no APP de celular, precisamos primeiro receber esse documento impresso e depois cadastrar. Sinto que podemos solicitar isso tudo via aplicativo, sem necessidade de impressão.
O Brasil precisa sim ser um país cheio de burocracia, mas se for pra ter, que seja rápida, que não atrase os atendimentos. Se eu tivesse resolvido meu problema em uma hora, talvez, nem existiria este artigo.
O Detran precisa, desde já, passar por um ano SABÁTICO. Pode fechar as portas e repensar um modelo INOVADOR, afinal, EMPREENDER é inovar.  É passar para outro nível o grau de insatisfação dos milhões de clientes que consomem o produto.
Conte pra gente nas nossas redes sociais, sua história de insatisfação para com o DETRAN, queremos saber de vocês #INOVADETRAN
Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?