Domingo tem prova do Enem

Prova do EnemOlá, queridos leitores, hoje decidi escrever sobre um assunto que tenho sido muito perguntado: Como fazer uma boa prova no dia do Enem. Para isso, vou explicar um pouco do funcionamento do cérebro, para depois pontuar questões relevantes e que podem turbinar seu aproveitamento na hora da prova.

Nosso cérebro é como uma bateria que armazena informações e que devido a um estímulo específico elabora uma reação para aquela situação. Assim, a pessoa que vai fazer uma prova tem que ter em mente que seu cérebro será intensamente utilizado.

Por conta disso, gosto de ressaltar que nenhum motor funciona sem seu combustível. O principal combustível que nosso cérebro consome na hora da prova é a glicose, desse modo, manter seu corpo bem abastecido de tal nutriente é importante para a prova. Para manter isso, recomendo a utilização durante a prova de chocolate, barras energéticas ou mesmo barras de cereais. Claro, não devemos nos esquecer de que não devemos comer muito antes da prova, pois isso lhe dará sono.

A alimentação antes da prova é importante e, neste caso, dê preferência aos carboidratos, mas também devemos ingerir proteínas, então, na minha opinião, a melhor combinação antes da prova é o clássico Arroz, Feijão, uma proteína (frango, boi ou porco) e uma salada.

Outro fator importante é tentar se manter calmo na hora da prova, deixar a ansiedade de lado e se concentrar em fazer o exame de maneira mais tranquila possível. Lembre-se, de que tudo que você poderia ter feito até a hora da prova foi feito e não adianta nada ficar pensando que deveria ter estudado mais, lido mais, se preparado melhor.  Se esses pensamentos invadirem sua cabeça você vai estar gastando energia com algo que não vai lhe trazer ganho nenhum na prova.

Se ainda assim, a ansiedade aparecer, existe uma técnica muito eficaz para aplacar a ansiedade que é a respiração. Neste sentido, caso uma crise ansiosa apareça, inspire contando até 10, depois segure a respiração contando até 10 novamente, após espire contando novamente até 10 e finalmente segure a respiração contando até 10, isso fará que seu corpo se estabilize e suas emoções também.

Outra dica importante é manter o foco na prova, não se distraia com as pessoas a sua volta, seu objetivo é a prova, não se distraia com nada, isso vai facilitar que você atinja seus objetivos.

Também podemos dizer que o importante é focar nos acertos, assim, se por um acaso deparou com uma questão que você não sabe a resposta, não se acanhe, pule a pergunta e vá para a próxima, pois de nada adianta ficar teimando com uma questão que você não sabe qual é a resposta. Vá adiante e depois volte nas questões que deixou em branco.

Ainda nesse foco, uma boa tática é ir aos conteúdos que você mais domina. Desta forma você vai garantir o cérebro fresco nas questões que mais sabe, aumentando seus acertos. Além do mais, isso vai te trazer confiança para o restante da avaliação, pois passará a sensação de que a prova está fácil.

Use o tempo, a prova é dimensionada para caber naquele tempo, então não tenha pressa, pois a pressa é inimiga da perfeição, tenha calma para passar o gabarito, não tenha pressa nisso. Não há coisa pior do que resolver bem a prova e na hora de marcar o gabarito, passar a questão errada.

Finalmente, há uma técnica que pode elevar as suas chances de acerto quando não souber uma questão. Todas as provas, são divididas em números iguais de respostas, assim uma prova com 100 questões e cinco alternativas em cada, terá aproximadamente 20 questões com gabarito a letra “a”, 20 com resposta “b” e assim sucessivamente.

Ao terminar a prova, antes de chutar o resultado das questões que você não tem a mínima ideia de qual seja a resposta, use a probabilidade a seu favor. Sabendo que aproximadamente tem 20 respostas em cada alternativa, conte quantas respostas você marcou como letra “a”, quantas “b”, quantas “c”, o total de “d” e a soma de todas as “e”. Após fazer isso, você poderá perceber que uma alternativa tem menos respostas, então a chance de que as questões em branco sejam aquela resposta deverá ser considerada.

Caso aquela letra seja absurda, vá para a segunda alternativa que têm menos respostas e assinale. Com isso, se nesse processo você garantir pelo menos uns 10 pontos, você terá aumentado sua nota em mais de 10% e isso pode ser decisivo para você passar ou não no exame.

No mais, não adianta mais estudar, estamos em cima da hora, neste momento o ideal é relaxar e fazer uma boa prova.

Sigam o autor no insta: @robsonpribeiro

Leia outros artigos da coluna Bastidores de você aqui!

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?