Dicas para manter bons resultados no home office

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Marca da Edenred Brasil tem projetos de home office desde 2005 e compartilha experiências desde o início da pandemia

Uma boa gestão do retorno aos escritórios é importante para garantir que todos os profissionais de uma empresa estejam e se sintam seguros no ambiente de trabalho. Mas nem todo mundo vai voltar: a rotina híbrida, dividida entre prédios comerciais e residências, se tornou uma realidade.

Marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, por exemplo, a Ticket está ampliando o projeto flexplace, e planeja o retorno das atividades presenciais inseridas em um cenário de maior flexibilização de espaços e horários, com rodízio de equipes, agendamento de presença no escritório, horários flexíveis, redução do volume de trabalhadores no mesmo ambiente e maior número de pessoas trabalhando de suas casas.

A Ticket é pioneira na instituição de programas de home office, com projetos de trabalho à distância iniciados no Brasil em 2005. Desde 2012, 70% de sua equipe comercial já atuava integralmente no sistema de trabalho remoto. E, com a pandemia, a marca instituiu o modelo para 100% de sua equipe, e acumula experiências de iniciativas com impactos positivos sobre os trabalhadores.

O plano de retomada da Ticket conta especialmente com um Guia do Colaborador, elaborado pelo Comitê Multidisciplinar da marca que se reúne para discutir temas importantes aos colaboradores, com dicas sobre os cuidados a serem tomados no trajeto para o trabalho e as primeiras medidas ao chegar em casa. Para os momentos em que os trabalhadores precisarem atuar em suas residências, manterá as ações que foram adotadas e validadas com acompanhamento contínuo nos últimos anos.

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José Ricardo Amaro, diretor de Recursos Humanos da Ticket. Foto: divulgação

Para que as experiências desde o início da pandemia no Brasil resultem em ações afirmativas e gerem resultados positivos também para outras empresas, José Ricardo Amaro, Diretor de Recursos Humanos da Ticket, separou algumas dicas melhores resultados com a modalidade de home office. Confira:

1 – Recursos: forneça os materiais para o trabalho. Isso não inclui apenas os necessários para a execução das tarefas, como um computador, mas também aqueles que simulem o conforto do escritório e façam o profissional se sentir atendido e equipado. Cadeiras apoiam na ergonomia, fones de ouvido auxiliam na redução de ruídos durante reuniões, e benefícios, que podem contribuir para o pagamento de despesas relacionadas ao dia a dia de trabalho e garantir uma maior qualidade nos serviços contratados pelos funcionários para suas residências– como internet e conexão telefônica.

2 – Alinhamento: manter o foco da equipe é essencial. E para isso, os times precisam ter clareza com relação às estratégias e obrigações de cada um. Institua reuniões de alinhamento com periodicidade pré-definida e garanta que a rotina não sobreponha esses compromissos.

3 – Educação corporativa: ofereça treinamentos on-line para toda a equipe e estimule a participação, especialmente de cursos e palestras de produção própria e que transmitam os valores da empresa e demonstrem a preocupação com a evolução do funcionário. Programas de desenvolvimento e capacitação são fundamentais para garantir as melhores práticas e performance dos profissionais.

4 – Comunicação: estimule a proximidade entre gestores e equipes, seja por conversas formais que auxiliem o desenvolvimento e mantenham todos alinhados, como as informais, que promovam empatia entre os membros do time. O sucesso da empresa depende da confiança de seus funcionários nela e nas lideranças que a representam. Ainda, mantenha uma comunicação transparente e clara, em canais oficiais.

5 – Clima: no modelo de trabalho à distância, líderes não devem exercer mais uma gestão baseada em controle e comando, mas com base nas entregas de resultados. Não há mais espaço para monitorar o horário de trabalho dos colaboradores, por exemplo, certificando-se que horas ele iniciou e terminou sua jornada de trabalho e quantas horas ele trabalhou no dia. Isso não é o mais importante, e é preciso confiar que todos entendem as suas responsabilidades. Valorize a qualidade e assertividade nas entregas e o atendimento aos prazos estabelecidos. Na Ticket, por exemplo, medimos o “Índice de Confiança” com pesquisas de clima organizacional e damos muito valor aos resultados obtidos.

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