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Dicas para empreender em 2021

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Tentar um novo caminho vem sendo uma opção para muitos brasileiros

Muito se fala em empreender, mas qual o primeiro passo? O que é preciso para criar um negócio sustentável em um cenário tão incerto como o atual? São muitas perguntas e receios. Para ajudar os novos empreendedores a tirar as ideias do papel e transformá-las em realidade, separamos as dicas de Beatriz Montiani,  diretora de Inovação da Visa e responsável pelo Programa de Aceleração, e de David Mourão, CEO do Linker, banco digital PJ com soluções 100% focadas nas pequenas e médias empresas.

As dicas de Beatriz

Resolva uma dor (de fato) do mercado

Não basta ter uma sacada incrível, é preciso saber se existe mercado para essa ideia. É preciso pensar se o negócio resolverá alguma dor que nenhuma outra solução ainda conseguiu resolver de forma efetiva e se o mercado é grande o suficiente para escalar a solução. 

Mapeie seus concorrentes

Antes de colocar sua ideia em prática faça uma pesquisa de mercado para mapear os seus possíveis concorrentes diretos e indiretos. Muitas ideias podem parecer inovadoras e únicas no ponto de vista de quem as cria, mas quando pesquisadas a fundo é possível notar que já existe um produto que resolve essa dor no mercado com a mesma proposta há anos. Isso não quer dizer que, ao encontrar um modelo de negócio parecido, você deve jogar sua ideia fora, afinal grandes empresas têm grandes concorrentes. Se a sua ideia se propõe a resolver o mesmo problema de uma forma mais efetiva isso já é um diferencial.

Valide a sua ideia/solução com os usuários

 Ter uma ideia incrível para solucionar uma necessidade trazendo uma experiência melhor,  ganho de tempo ou ainda mais eficiência é ótimo, mas é essencial validar com o consumidor/usuário final antes de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de uma plataforma ou aplicativo mais completo, por exemplo. Assim, mais vale um MVP (sigla em inglês para “Produto Mínimo Viável”) validado com o usuário, recebendo feedbacks e insights, do que construir e lançar uma solução no mercado já pronta, sem ter informações relevantes e se de fato há apelo para os consumidores. 

Crie um plano de negócio

Com a ideia identificada, mapeamento de possíveis soluções concorrentes e o entendimento das necessidade dos usuários finais, é a hora de criar o plano de negócio e colocar “no papel” a sua solução, permitindo que se enxergue de forma mais clara os objetivos: para que a solução veio? Qual é o mercado-alvo (quais são os desejos e anseios desse consumidor)? Qual é o tamanho deste mercado? O quão atrativo ele é? Há barreiras de entrada? Quais seriam os canais de distribuição? Qual é o perfil do time, forte o bastante, para entregar a solução? Quais passos devem ser dados para que os objetivos sejam alcançados (roadmap)? Concorrentes, metas, indicadores financeiros (dentre eles, o Custo de Aquisição de Clientes – CAC) e estratégia de marketing/distribuição devem constar no seu plano. Ter um bom pitch de vendas ou mesmo um bom material para buscar investidores é crucial. Dedique um bom tempo a este material, seja caprichoso, organizado e tenha uma linha de raciocínio clara. A primeira impressão é a que fica. Então, mãos à obra!

Tenha um time qualificado e complementar

Para garantir o sucesso da sua startup é preciso cercar-se de profissionais qualificados e com habilidades e conhecimentos complementares aos seus que garantam que o negócio tenha sucesso. Afinal, é o time que faz o negócio funcionar. Além disso, a distribuição de equity para ter sócios tende a ser fundamental para gerar mais valor para seu negócio, principalmente quando o empreendedor avalia suas limitações com experiências empresariais, conhecimentos técnicos e aspectos financeiros do negócio. Todos devem estar no mesmo barco com o mesmo objetivo.

Busque parcerias e divulgue o negócio

Nessa etapa você já deve ter bem claro quem devem ser seus possíveis parceiros e qual é o melhor canal de distribuição. Então, vá atrás deles e apresente o seu negócio, mostrando o quanto a sua solução é essencial e por que eles deveriam fechar negócio com você. Em paralelo, invista na divulgação em redes sociais, sites, publicidade e tudo que possa fomentar a sua startup no mercado e atrair tanto clientes quanto investidores. 

Além de todos esses pontos acima, Beatriz Montiani complementa: “é necessário muito trabalho, vontade de fazer a diferença e muita resiliência. Nem sempre as coisas acontecem da forma planejada, conforme o roadmap definido. Por isso, nunca deixe de ter flexibilidade para mudar de rota, buscar novos parceiros, testar e (re)testar sempre que preciso”.

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David Mourão, CEO da Linker. Foto: Dionísio Dias/Divulgação

As dicas do David

De olho nas finanças

Muitas vezes, no início da jornada o empreendedor não tem um salário, ou recebe muito abaixo do que está acostumado. É necessário planejamento para estar preparado para aguentar este período e fazer o seu negócio se consolidar no mercado.

Organize o seu tempo de maneira produtiva

Tenha uma agenda com todas as atividades que deverá realizar durante o dia e divida o tempo que irá gastar com cada uma. Assim, você conseguirá otimizar o seu trabalho, dar mais atenção para assuntos que sejam prioridade e, de quebra, estará preparado para lidar com imprevistos que possam aparecer durante o dia. 

Crie uma rede de apoio

Afinal, somar forças é essencial no empreendedorismo. É necessário sempre buscar conhecer outros empreendedores do mesmo ramo, tendo a mentalidade de cooperação. Assim, você entende as dores e dificuldades que porventura possam acontecer, compartilhar dúvidas, conhecer fornecedores confiáveis e pode contar com o apoio dessa rede de contatos, principalmente no início. 

Fique de olho na concorrência

É importante sempre realizar um benchmarking semestral para entender o que os seus concorrentes estão fazendo, quais novidades estão apresentando e, principalmente, quais resultados estão conseguindo com essa estratégia. Essa análise é crucial para guiar a estratégia da sua equipe e otimizar as práticas e processos da sua empresa. 

Seja flexível 

Essa é uma das dicas mais difíceis. A verdade é que nem sempre as suas ideias serão o melhor para a sua empresa. Se desapegar delas e aceitar ideias novas e diferentes é importante para todas as áreas do empreendedorismo.  

Entenda e conheça seu mercado

É crucial que o empreendedor se aprofunde em todas as pontas da sua área de atuação e esteja sempre atualizado sobre as tendências do mercado. Pesquise, acompanhe e esteja em dia com os movimentos que podem impactar a sua empresa, tanto oportunidades quanto ameaças ao seu negócio. 

Prepare-se para imprevistos, com certeza eles acontecerão

Quando um funcionário pede demissão, por exemplo, e você precisa pagar todos os direitos, isso é uma surpresa. Mas, se você está minimamente preparado, consegue fazer um acordo ou resolver a situação de uma forma que não prejudique o caixa da empresa. Algumas situações, porém, já são pré-programadas, como por exemplo o 13º: desde o começo do ano você já pode fazer um caixa para pagar os funcionários. Organização é tudo. 

Conheça seu diferencial

Esse é um dos principais fatores que garantirá o sucesso do seu empreendimento e deve ser pensado antes mesmo de colocar a ideia em prática. Ter clareza quanto aos diferenciais do seu negócio parece óbvio, mas muitos empreendedores não abraçam este potencial. Uma dica simples para aqueles que não têm clareza quanto aos diferenciais é perguntar para os próprios clientes Pergunte qual foi o maior atrativo para que ele comprasse o seu produto ou contratasse o seu serviço, a resposta pode ser o que diferencia você da concorrência. 

Não misture as finanças da empresa com as finanças pessoais 

É um pouco óbvio, mas o dinheiro e as despesas da empresa não podem ser misturados com o dinheiro e os gastos pessoais. Muitas vezes o próprio empreendedor, por falta de recursos e pessoas, acaba fazendo essa mistura e isso é muito prejudicial. Atualmente essa é uma das maiores causas de mortalidade dos novos empreendimentos. 

Não se acomode!

É importante sempre rever acordos, fornecedores, parceiros e gastos. Procure pessoas e soluções que ofereçam as melhores condições para a sua empresa. Busque ferramentas para que você ganhe tempo, agilidade e economize! 

Empreender não é um caminho fácil. São muitos altos e baixos, mas com planejamento, organização e uma rede de apoio, tenho certeza que você irá alcançar o sucesso que busca com a sua empresa.

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