fbpx

Dicas para mandar bem no Enem 2021

A prova está marcada para os dias 21 e 28 de novembro e separamos dicas para os estudantes que estão na reta final de preparação para o Enem

dicas
Foto: divulgação

No fim do mês, estudantes de todo o país inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) irão testar conhecimentos e marcar pontos para carimbar a passagem para o ensino superior.

Dicas de cinema!

Aproveitando o Dia Mundial do Cinema, comemorado em 5 de novembro, o o diretor acadêmico da rede de colégios Luminova, Yan Navarro, indica três títulos e faz uma relação com o conteúdo exigido no exame. 

Confira as dicas de produções para sair na frente da concorrência: 

  • Indústria Americana: o documentário, vencedor do Oscar em 2020, está conectado com as disciplinas de geografia e história, especificamente a globalização e o desenvolvimento e transformação das atividades econômicas relacionadas à indústria. O filme mostra os contrastes entre a cultura americana e chinesa durante a abertura de uma fábrica em Ohio, nos Estados Unidos. 
  • Nomadland: a obra retrata uma personagem que trabalha como empacotadora em um galpão da Amazon de forma sazonal e busca emprego em outras cidades viajando com seu motorhome pelo interior dos Estados Unidos. Para o Enem, o filme é uma excelente opção, pois apresenta temas relacionados ao neoliberalismo e à geografia econômica, já que aborda importantes momentos da economia neoliberal atual, tendo como referência os Estados Unidos.
  • Os 7 de Chicago: Em 1968 ocorreu um grande protesto em Chicago, local em que acontecia a Convenção Nacional Democrata, contra a guerra do Vietnã. Houve tumulto e violência policial e o governo acusou um seleto grupo de pessoas de conspiração em um julgamento que entrou para a história dos EUA. Para o Enem, o filme está inserido no conteúdo de história da segunda metade do século XX.

Dicas para não deslizar na reta final

A pedagoga e diretora de educação da rede Adventista do ABCDM e Litoral, Marizane Piergentile, separou algumas dicas para os alunos de como estudar em casa e continuar tendo um bom rendimento. Confira abaixo:

1- Leia sobre o tema sem compromisso. Leia como se fosse um texto qualquer, a fim de ganhar conhecimento e não decorar o conteúdo. Deixe de lado o pensamento “tenho que entender, tenho que entender…”.

2- Leia uma segunda vez grifando as partes importantes. Leia novamente sobre o assunto, mas desta vez marcando as palavras chaves que são importantes na hora de lembrar na prova. 

3- Leia fazendo anotações. Busque ajuda em outros livros e na internet e faça anotações no caderno para enriquecer os seus estudos. 

4- Faça o uso de post-it. Ele é o seu grande aliado na hora de anotar as falas importantes dos professores e recomendações de textos.

5- Faça resumos. Após ler, grifar e anotar, chegou a hora de escrever o conteúdo com suas próprias palavras. Quando escrevemos à mão, nosso cérebro capta mais facilmente as informações.

6- Faça cards de perguntas e respostas. Os cards servem para te auxiliar com aquela pergunta que de fato cairá na prova. Peça ajuda para alguém estudar com você na hora de montar as questões.

7- Complemente o estudo com videoaulas. Além de ter o bônus de voltar o vídeo para entender direito, as vídeo aulas servem como estepe das aulas comuns, pois apresentam uma outra forma de introduzir o conteúdo e te ajudar na hora do estudo.

8- Pratique exercícios sobre o tema estudado. Após ler, fazer resumo, assistir vídeo aulas e montar os cards, está na hora de colocar tudo em prática. Para entender a boa teoria, procure exercícios de nível fácil, médio e difícil para treinar o conhecimento.

9- Livre-se das distrações. Concentre-se o máximo possível na tarefa que estiver realizando. Se estiver usando o computador, deixe abertas as abas que são relacionadas ao assunto pesquisado. Não deixe a televisão ligada e só escute músicas que não atrapalhem a sua concentração. Assim, você manterá o foco nas responsabilidades.

10- Crie uma rotina. O estudo que entrega resultados é aquele que exige disciplina e esforço. Crie uma rotina de estudos que esteja de acordo com as suas necessidades e siga-a pontualmente, compensando os dias nos quais você precisar quebrá-la por algum motivo.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?