Dia Cerrado celebrado com arte no DF

cerrado
Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Segundo bioma da América do Sul, o Cerrado é celebrado no dia 11 de setembro. Com uma área de mais de 2 milhões de Km², 22% dele se encontra em território nacional. Este bioma é reconhecido como a savana mais rica do mundo. Já foram catalogadas mais de 11 mil espécies nativas de plantas, sem contar a diversidade de mamíferos, peixes e répteis.

O Cerrado faz parte do imaginário cultural do brasileiro, além de ser fonte de renda por conta dos rios, das plantações. Assim, neste ano, o bioma foi celebrado pela arte e pelas ações do Governo do Distrito Federal (GDF).

Quem quiser saber mais sobre o Cerrado, basta acessar o site desenvolvido pelo Brasília Ambiental, https://www.euamocerrado.com.br/.A plataforma é colaborativa, então, se você viu uma árvore ou animal típico, é possível cadastrar e compartilhar este conhecimento. No site também é possível ter mais informações sobre os parques do DF.

Nesta sexta-feira (11), o governo local entregou a primeira etapa das obras de implantação do Parque Ecológico do Tororó.

Cerrado Ecoarte

O projeto, que teve início no ano passado, faz o pré-lançamento de seu livro digital homônimo e realizará uma série de oficinas com artistas da música, teatro e antropologia do Distrito Federal.

“Este livro é uma coletânea de textos de artistas, pesquisadores/as, mestras da cultura popular e das culturas originárias. Reunimos vozes que questionam, apontam fragilidades do sistema, mas que também nutrem, edificam, estimulam a vida e a criação, defendendo o Cerrado e suas culturas”, explica a artista idealizadora do projeto, Thais Kuri.

Amanhã (12), a artista Aila Beatriz realiza a oficina Corpo é Território, será a partir das 15h no Facebook. No domingo (12), a partir das 16h, acontecerá uma live especial com a participação de Maíra Oliveira, filha de Ary Pára-Raios, ele foi um defensor do cerrado e dos direitos humanos. A data 11 de setembro foi escolhida como dia do Cerrado em homenagem a Ary. A transmissão será feita pelo Instagram a partir das 16h.

Veja a programação:

Feira Agroecológica

No fim de semana acontece a primeira 1ª Feira Agroecológica do Lago Oeste, em Sobradinho. Cerca de 20 expositores são esperados e a maioria é composta por produtores da região.  Quem marcar presença verá cafés, vasos de plantas, cervejas artesanais, arte e moda com tintura natural, entre outros atrativos.

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?