Dia Mundial da Criatividade é celebrado com eventos virtuais em Brasília

No dia 21 de abril, além do aniversário de Brasília é celebrado  desde 2017 o Dia Mundial da Criatividade

A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a  inovação.  Com o apoio de 80 países, o  Dia Mundial da Criatividade e Inovação foi criado 2017 para conscientizar a população mundial sobre iniciativas para a solução de problemas no avanço das metas de desenvolvimento sustentável.

Na capital,  a data será celebrada com 21 atividades virtuais programadas para terça-feira (21) e quarta-feira (22). A programação está na página comemorativa . Os temas são bem variados como criatividade em família, acessibilidade, design, produção cultural entre outros.

Todas as atividades serão virtuais devido ao distanciamento social, implantado para conter o avanço do COVID-19, para participar os interessados deverão fazer inscrições  nas atividades que pretendem participar na própria página do evento.

A coordenadora dos eventos no Distrito Federal, Anne Mendes disse para a Agência Brasil que a inovação representa uma ferramenta fundamental para a transformação da sociedade. Embora a pandemia tenha alterado toda a programação, que previa encontros presenciais, ela diz que a nova dinâmica das transmissões ao vivo pela internet ampliou o alcance das iniciativas.

“A organização central do evento resolveu transformar tudo em remoto, e todo mundo teve que se adaptar ao novo formato. Foi muito bacana porque quase todos os inspiradores toparam o novo desafio, e o evento acabou oferecendo mais opções, já que agora podemos assistir a palestras de pessoas do mundo inteiro”, afirma Anne.

A coordenadora destaca que a coincidência entre a data e o aniversário de Brasília torna o evento ainda mais especial, mesmo com a concorrência em relação aos festejos na cidade. “Acho que é mais um desafio, já que sempre tem tanto evento na cidade [em 21 de abril]. Por outro lado, é mais uma forma de nos unirmos pela criatividade para criar um evento atrativo e, claro, de mostrar que a cidade tem espaço pra todo mundo”, declara.

Metas

As metas de desenvolvimento sustentável reúnem 17 ações globais que buscam alcançar um futuro melhor e mais sustentável para a humanidade. Definidas em 2015 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, as ações devem ser cumpridas até 2030. No Brasil, a data é celebrada desde 2018, quando as associações ProjectHub e LabCriativo promoveram eventos em 13 cidades brasileiras.

Os objetivos são ausência de pobreza; zero fome; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água limpa e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis, produção e consumo responsáveis; ações para evitar as mudanças climáticas; preservação da vida aquática; preservação da vida terrestre; paz, justiça e instituições fortes; e parcerias para atingir as metas.

*Com informações da Agência Brasil

 

Ler esta notícia me deixou:
shares
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?