21 de abril: Aniversário de Brasília será celebrado com muitas atrações pela cidade

brasília, aniversário, 63 anos,
Foto: Larissa Leite

Shows gratuitos, exibições de filmes no Cine Brasília, programação especial na Biblioteca Nacional fazem parte da programação que celebra os 63 anos de Brasília

De um sonho a uma grande realização, Brasília celebra na próxima sexta-feira (21) 63 anos da inauguração da capital federal. Depois de três anos de pandemia da covid-19, a cidade se prepara para uma programação diversificada e gratuita para marcar as celebrações.

No palco montado na Praça da Torre de TV, artistas de vários estilos se revezaram para garantir a festa. Entre as atrações estão: Maiara e Maraisa, Joelma, Coisa Nossa e Nego Rainer. A entrada para os shows é gratuita.

A celebração na Torre de TV  começa na sexta (21) e vai até domingo (23). A expectativa é receber um público de 20 mil pessoas por dia.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, destaca: “Nossa capital chega aos 63 se reinventando, depois de tudo o que passamos recentemente. Tantas paisagens, tanto céu, tanta arquitetura, mostrando que Brasília segue como uma cidade viva em um DF em expansão. Impossível não lembrar as palavras de um poeta intrinsecamente ligado a esta terra, Renato Russo, que um dia cantou um verso até hoje repetido em todas as regiões deste imenso país: “Meu Deus, mas que cidade linda”, lembra Bartolomeu.

Mais atrações

Além do aniversário de Brasília, o Memorial dos Povos Indígenas (MPI) realiza o Abril Indígena com atividades até o dia 25 de abril. “Hoje, no Brasil, somos mais de 1,6 milhão de indígenas. Cada um com uma forma de organização própria, de economia, sistemas de parentesco, religiões e mitologias diferentes. Quando se falava em índios, se tinha uma ideia abstrata, mas são pessoas importantes, cidadãos com direito de livre escolha, o direito do pleno exercício civil e político e que têm cultura!”, defende o gerente do MPI, David Terena.

No Espaço Renato Russo, os eventos acontecem até o dia 23 de abril e trazem como marco um ano da Gibiteca do local. “A Gibiteca TT Catalão tem a segunda maior coleção de gibis, HQs e mangás do Brasil, servindo à comunidade não apenas pelo acervo, mas pelas atividades que realiza, incentivando e inspirando as pessoas para outras atividades como literatura e cinema”, comenta o subsecretário de Patrimônio Cultural, Aquiles Brayner.

A partir desta terça-feira (18), começam oficinas, contações de histórias, apresentações musicais, debates, palestras, batalha de rap, meditação e sessão de autógrafo marcando a programação das bibliotecas Nacional e Pública.

No Cine Brasília, acontece a mostra Brasília, Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela, com exibição de 11 filmes, entre longas e curtas-metragens de diferentes épocas. Brasília, Duas ou Três Coisas que eu Sei Dela apresenta diferentes abordagens”, explica o jornalista e programador do Cine Brasília, Sérgio Moriconi, curador do evento. “Exibe a cidade no sentido mais amplo possível, como distintas paisagens humanas, como construções imaginárias e simbólicas que transcendem a geografia concreta de ruas, casas e indivíduos”, complementa.

O evento será gratuito, mas para participar será necessário realizar a retirada da cortesia, com antecedência, pelo Sympla, neste link.

*Com informações da Agência Brasília

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?