Toca Literária do Cerrado combina arte e sustentabilidade

toca
Foto: Divulgação

Até final de agosto, a Toca Literária do Cerrado leva literatura, sustentabilidade e biodiversidade para comunidade rural no Park Way. As inscrições para as atividades podem ser feitas pelo link

Uma estrutura de bambu em formato de toca, erguida no meio do cerrado, abriga dois mundos transformadores: o da literatura e o do desenvolvimento sustentável. A partir de 30 de julho até 27/08, a primeira edição da Toca Literária do Cerrado irá levar para toda a população uma programação repleta de vivências, oficinas, passeios-guiados, rodas de leitura literárias e muito mais. Todas as atividades são abertas e gratuitas e ocorrem na Vargem Bonita – Park Way.

Para participar das atividades, basta acessar o link https://apptuts.bio/tocaliterariadocerrado e realizar a inscrição.

A comunidade local faz parte da construção artística do projeto, sendo convidada, desde a montagem da estrutura, a contribuir com a ambientação da Toca, trazendo as experiências de quem vive e conhece a região.

Iniciativa da professora e agente cultural Cristiane Salles, a Toca Literária do Cerrado conta com fomento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e tem na Agenda Educação 2030 da UNESCO o norte dos trabalhos.

A proposta é a criação de um espaço artístico-ambiental onde serão realizadas inúmeras atividades com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU/UNESCO/Agenda 2030 (Água Potável e Saneamento; Proteger a Vida Terrestre; Educação de Qualidade; e Ação Contra a Mudança Global do Clima).

“Quando a gente se envolve na realização de um projeto que busca um pensamento crítico em relação ao desenvolvimento sustentável, e agrega a isso o fazer literário que se manifesta através da leitura de histórias e do encontro com a arte, estabelecemos uma grande ponte entre o presente e o futuro. É um evento que nasce com uma potência enorme”, destaca Cristiane Salles.

Literatura e outras linguagens de arte

A primeira atividade da Toca Literária do Cerrado será a oficina de mediação literária: Ler Para Crianças, que além de apresentar o universo dos livros infantis aos participantes, formará monitores para atuação nas Rodas de leituras diárias e nas vivências e oficinas que acontecerão nos finais de semana do Projeto.

Durante a leitura de histórias e as rodas de conversas diárias, as crianças e demais participantes serão convidados a usufruir do acervo de mais de 100 (cem) obras de literatura infantil que fazem parte do Projeto.

O acervo traz obras que tratam dos ODS da ONU/UNESCO/Agenda 2030 será posteriormente distribuído entre escolas, creches e ONGs da comunidade, sendo reservados 10% deles para serem sorteados entre as próprias crianças e participantes das Leituras de Histórias e Rodas de Conversas.

Para os finais de semana, a Toca Literária do Cerrado preparou uma programação especial com várias vivências e diversas oficinas. Serão oito atrações em 4 finais de semana.

Entre tantas atrações, destaque para a oficina Reciclando Pessoas com o Grupo musical Patubatê, dia 06 de agosto, a partir das 08h, que cria instrumentos de percussão com sucata e materiais recicláveis e a vivência da Água do Cerrado, um passeio guiado, conduzido pela Bióloga, Mestre em Recursos hídricos, Cláudia Franco.
Para participar das atividades, basta acessar o link https://apptuts.bio/tocaliterariadocerrado e realizar a inscrição.

SERVIÇO:
Evento: TOCA LITERÁRIA DO CERRADO
Programação:
Oficina de Mediação de Leitura literária
Data: 01 a 05/08 (segunda a sexta)
Horário: 19h às 21h
Mediadora: Cristiane Salles
Local: Toca Literária (Park Way)
Vagas: 30 (trinta)
Público: Maiores de 18 anos.

Roda de Leitura de Histórias
Data: 08 a 26/08
Segunda, quarta e sexta: 8h30 às 10h
Terça e quinta: 15h30 às 17h
Mediadora: Cristiane Salles
Local: Toca Literária (Park Way)
Vagas: 30 (trinta)
Público: livre
Inscrições: por ordem de chegada (escolas devem agendar).

OFICINAS:
Público: crianças (a partir de 07 anos)
Vagas: 30 (trinta) por oficina

Reciclando Pessoas – Instrumentos de Percussão com Sucata
Data: 06 de agosto (sábado)
Horário: 8h às 12h
Oficineiros: Grupo Patubatê
Local: Toca Literária (Park Way)

Terra Viva – Gravura da Flora do Cerrado
Data: 13 de agosto (sábado)
Horário: 8h às 12h
Oficineiros: Valdério Costa e Fabiana Peneireiro
Local: Toca Literária (Park Way)

Desenhando Bichos do Cerrado
Data: 20 de agosto (sábado)
Horário: 8h às 12h
Oficineiros: Jô Oliveira e Otávio Maia
Local: Toca Literária (Park Way)

Encontro com as Águas do Cerrado – Passeio e Ciranda
Data: 27 de agosto (sábado)
Horário: 8h às 12h
Oficineiros: Cláudia Franco e Daraína Pregnolatto
Local: Toca literária (Park way)

Maiores informações:
Instagram: https://www.instagram.com/tocaliterariadocerrado/
E-mail: tocaliterariadocerrado@gmail.com

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?