fbpx

Covid-19: Vacinas pediátricas desembarcam no Brasil

Foto: Myke Sena

As vacinas pediátricas chegaram, mas Ministério da Saúde recomenda que pais e responsáveis busquem a orientação médica

O primeiro lote das vacinas pediátricas da Pfizer contra a covid-19 chegaram nesta manhã em São Paulo. A remessa de 1,2 milhão de doses do imunizante será distribuída de forma proporcional aos estados e Distrito Federal nos próximos dias.

A vacinação como foi divulgado anteriormente pelo Ministério da Saúde não será obrigatória e seguirá pelo grupo prioritário, crianças com comorbidades e deficiências permanentes.

Após o desembarque no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), o lote foi encaminhado para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde em Guarulhos, e lá as doses passarão por um controle de qualidade e temperatura.

O ministro Marcelo Queiroga acompanhou a chegada dos imunizantes em Guarulhos e aproveitou para destacar que até o fim de março, o Brasil contará com 20 milhões de doses da vacina para as crianças de 5 a 11 anos. 

“Apesar de recente, essas vacinas têm sido aplicadas nos principais sistemas de saúde do mundo. Mais de 8 milhões de doses foram aplicadas nos Estados Unidos, e nas crianças de 5 a 11 anos não têm sido notificados eventos adversos maiores. Portanto, até o que nós sabemos de momento, existe segurança atestada não só pela Anvisa mas também por outras agências regulatórias”, acrescentou o ministro.

A pasta ainda ressaltou que o esquema vacinal das crianças de 5 a 11 anos terá intervalo de 8 semanas. Para facilitar a identificação, a tampa do frasco do imunizante pediátrico é da cor laranja.

O Ministério da Saúde lembra que a vacinação das crianças requer autorização dos pais, mas no caso da presença dos responsáveis no ato da vacinação, o termo por escrito não será solicitado. A pasta orienta que os pais ou responsáveis busquem a recomendação prévia de um médico antes de procurar os postos de vacinação.

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: