A vacinação do público infantil começa no domingo com 11 pontos espalhados pelo DF
O Distrito Federal deverá receber 16,3 mil doses da vacina pediátrica da Pfizer contra a Covid-19. Os imunizantes chegaram ao Brasil nesta quinta-feira e, um dia antes, o Governo do Distrito Federal confirmou o início da vacinação para as crianças de 5 a 11 anos para o próximo domingo (16).
De acordo com o governo, as vacinas devem chegar a Brasília amanhã e novas remessas são aguardadas ao longo deste mês.
“Viemos explicar o que o governo está fazendo contra a pandemia da Ômicron. Uma das medidas é a imunização das crianças. Vamos receber 16,3 mil doses [do Ministério da Saúde], mas sabemos que não serão suficientes”, disse Paco Britto, governador em exercício.
Quem poderá receber a vacina?
A aplicação dos imunizantes seguirá as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. Sendo assim, na primeira fase, serão vacinadas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, será necessário apresentar o laudo médico para comprovação, deficientes e crianças de 11 anos sem comorbidades.
As crianças precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, com documentos que comprovem parentesco. No Distrito Federal, não será necessário apresentar a prescrição médica.
Aos pais e responsáveis, uma recomendação importante: não é recomendada a vacinação de crianças que apresentem quadro febril.
“Estamos priorizando. São 40 mil crianças só com 11 anos e 15 mil com comorbidades. Não é o ideal. Mas vamos trabalhar para garantir a vacinação com conforto. Não haverá distribuição de senha. Serão de 800 a mil doses por posto”, adiantou o secretário de Saúde, Manoel Pafiadache.
De acordo com os dados da Codeplan, o DF conta atualmente com 268 mil crianças com idade entre 5 e 11 anos. “Essa é apenas a primeira etapa da vacinação das crianças. Nos reuniremos na semana que vem para levar a imunização até as regionais de ensino”, afirmou o governador em exercício, Paco Britto.
Pontos de vacinação
A vacinação estará disponível em 11 postos exclusivos e fixos para o público infantil. O funcionamento será das 8h às 17h.
As doses serão distribuídas para as seguintes unidades: Sobradinho, Planaltina, Santa Maria, Paranoá, Ceilândia, Brazlândia, Plano Piloto, Cruzeiro, Guará, Taguatinga e Samambaia.
A Secretaria de Saúde irá disponibilizar uma vacinação itinerante para alcançar as crianças com deficiência permanente que estão sob tutela do estado. Para este grupo serão disponibilizadas seis mil doses.
*Com informações da Agência Brasília