fbpx

Covid-19: Dose de reforço da vacina começa a ser aplicada no próximo mês

reforço
Foto: Nailana Thiely/ Ascom Uepa/Fotos Públicas

A partir do dia 15 de setembro, o reforço da vacina contra a covid-19 começa a ser aplicado

O Ministério da Saúde anunciou o início da aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19. A aplicação começa a ser realizada a partir da segunda quinzena de setembro e será destinada a “todos os indivíduos imunossuprimidos após 28 dias da segunda dose e para as pessoas acima de 70 anos vacinados há 6 meses”.

Ontem (24), o ministro Marcelo Queiroga afirmou que “terceira dose só depois que avançarmos na segunda”. No Brasil, mais de 55 milhões de brasileiros já receberam as duas doses ou a dose única do imunizante.

O chefe da pasta ainda pontuou que o ministério contratou um estudo, em parceria com a Universidade de Oxford, para desenhar as estratégias da terceira dose. “A opinião do especialista é importante, mas quando essa opinião é reforçada com evidência científica de qualidade é a certeza que iremos no caminho certo”, finalizou.

Na noite desta terça-feira, a decisão pela terceira dose foi tomada de forma conjunta, em reunião do Ministério da Saúde com o  Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass),o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e a Câmara Técnica Assessora de Imunização Covid-19 (Cetai).

Segundo a pasta, a vacinação será feita com uma dose, preferencialmente, da Pfizer, mas a Janssen e AstraZeneca também podem ser aplicadas.

A reunião de ontem ainda definiu a redução do intervalo entre as doses da Pfizer e AstraZeneca, agora serão 8 semanas e não mais 12.

Rio de Janeiro 

No munícipio do Rio de Janeiro, a terceira dose da vacina contra a covid-19 será aplicada entre os dias 1º a 10 de setembro. A aplicação será destina aos moradores de asilos ou abrigos, que tenham tomado a segunda dose há seis meses ou mais.

No caso do Rio de Janeiro, o reforço será aplicado independente do imunizante utilizado nas primeiras doses.

*Com informações da Agência Brasil

Ler esta notícia me deixou:
Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?