Confira as ações do GDF para o dezembro vermelho

 

Créditos: Geovana Albuquerque | Agência Saúde

Ações de prevenção contra HIV e Aids vão acontecer em todo o Distrito Federal

A campanha Dezembro Vermelho já está movimentando todo o Distrito Federal. A iniciativa gera reflexões sobre a prevenção do HIV e Aids. A Secretária de Saúde (SES) anunciou ações especiais para evitar a contaminação do vírus.

O último boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (1) revelou que no ano passado, 752 casos de HIV foram detectados no DF. Os números confirmam que houve um aumento de 7,2% em relação a 2018.

A SES declarou que as ações de prevenção elaboradas pelo governo podem ter feito que o número de casos tenha sido menos em 2019. “Essas estratégias fazem com que as pessoas que vivem com HIV sejam diagnosticadas precocemente, iniciando o tratamento de forma oportuna e mantendo um tratamento adequado”, explica a gerente de Vigilância de Infecções Sexualmente Transmissíveis, Beatriz Maciel Luz.

Avanço no tratamento

Graças às medidas de prevenção e diagnóstico oferecidas pela SES e ao interesse da população em manter a vigilância da doença, avalia a gestora, “essas pessoas estão vivendo com a carga viral indetectável e não chegam à forma mais avançada, que é a Aids”.

Em 2019, de acordo com o boletim, 92% das pessoas em tratamento com medicamentos antirretrovirais apresentaram carga viral indetectável. Essa situação apresenta um indicativo de que, apesar do aumento da infecção pelo vírus HIV, a adesão ao tratamento também pode ter aumentado, o que reflete também na redução do número de doentes com Aids.

Durante todo o dezembro vermelho, as equipes de Saúde da Família que atuam nas unidades básicas de saúde (UBSs) farão trabalhos de prevenção, detecção e diagnóstico de HIV, Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis.

Essas ações ocorrerão nas próprias UBSs, que oferecerão programação diferenciada, além de procedimentos pontuais fora das unidades. Confira, na arte, o cronograma.

Open chat
Olá,
Agradecemos o seu contato! Como podemos te ajudar?